O USO DE MATERIAL LÚDICO MATEMÁTICO PARA CONHECIMENTO E ESTUDO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
DOI:
10.52832/rbc571Abstract
O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica, que tem como intuito aprimorar o estudo e conhecimento acerca do Bicentenário da Independência, mesclando o assunto com o conteúdo de matemática aplicado nas turmas de 9° ano, para assim termos interdisciplinaridade entre matemática e história, valorizando ambas as ciências e com enfoque na história do brasil e sua emancipação como nação, apresentando de uma forma educativa e divertida, através de um jogo lúdico, de trabalhar momentos históricos que marcaram o país durante estes 200 anos de independência.
References
BARAB, S.; SQUIRE, K. Design-based research: Putting a stake in the ground. The Journal of the Learning Sciences, v. 13, n. 1, p. 1-14, 2004.
BELL, S. Project-based learning for the 21st century: Skills for the future. The Clearing House, v. 83, n. 2, p. 39-43, 2010.
BLUMENFELD, P. C. et al. Motivating project-based learning: Sustaining the doing, supporting the learning. Educational Psychologist, v. 26, n. 3-4, p. 369-398, 1991.
BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: Uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996.
D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
HMELO-SILVER, C. E. Problem-based learning: What and how do students learn? Educational Psychology Review, v. 16, n. 3, p. 235-266, 2004.
LARMER, J.; MERGENDOLLER, J. R. Seven essentials for project-based learning. Educational Leadership, v. 68, n. 1, p. 34-37, 2010.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. Disponível, 2014. http://www.scielo.org.ar/pdf/eb/v24n1/v24n1a07.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.
KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogos infantis: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2011.
KRAJCIK, J. S.; BLUMENFELD, P. C. Project-based learning. In: The Cambridge Handbook of the Learning Sciences. Cambridge University Press, 2006.
MOURA, M. O. de. A séria busca no jogo: Do lúdico na matemática. In: NOVA ESCOLA. Jogos lúdicos e jogos pedagógicos: o que são e como usá-los até no ensino remoto, 2007. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19677/jogosludicos-e-jogos-pedagogicoso-que-sao-e-como-usa-los-ate-no-ensino-remoto. Acesso em: 18 jun. 2023.