O USO DE MATERIAL LÚDICO MATEMÁTICO PARA CONHECIMENTO E ESTUDO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Authors

  • Joyce Maria Tavares Teotônio Instituto Federal Do Piauí - IFPI
  • Vinícius Alves Da Silva Instituto Federal Do Piauí - IFPI
  • Raquel Marques Ribeiro Instituto Federal Do Piauí - IFPI https://orcid.org/0009-0009-3196-4228

DOI:

10.52832/rbc571

Abstract

O presente trabalho apresenta uma proposta metodológica, que tem como intuito aprimorar o estudo e conhecimento acerca do Bicentenário da Independência, mesclando o assunto com o conteúdo de matemática aplicado nas turmas de 9° ano, para assim termos interdisciplinaridade entre matemática e história, valorizando ambas as ciências e com enfoque na história do brasil e sua emancipação como nação, apresentando de uma forma educativa e divertida, através de um jogo lúdico, de trabalhar momentos históricos que marcaram o país durante estes 200 anos de independência.

Author Biography

Raquel Marques Ribeiro, Instituto Federal Do Piauí - IFPI

 

 

References

BARAB, S.; SQUIRE, K. Design-based research: Putting a stake in the ground. The Journal of the Learning Sciences, v. 13, n. 1, p. 1-14, 2004.

BELL, S. Project-based learning for the 21st century: Skills for the future. The Clearing House, v. 83, n. 2, p. 39-43, 2010.

BLUMENFELD, P. C. et al. Motivating project-based learning: Sustaining the doing, supporting the learning. Educational Psychologist, v. 26, n. 3-4, p. 369-398, 1991.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: Uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP, 1996.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

HMELO-SILVER, C. E. Problem-based learning: What and how do students learn? Educational Psychology Review, v. 16, n. 3, p. 235-266, 2004.

LARMER, J.; MERGENDOLLER, J. R. Seven essentials for project-based learning. Educational Leadership, v. 68, n. 1, p. 34-37, 2010.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos, brinquedos e brincadeiras do Brasil. Disponível, 2014. http://www.scielo.org.ar/pdf/eb/v24n1/v24n1a07.pdf. Acesso em: 18 jun. 2023.

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogos infantis: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes, 2011.

KRAJCIK, J. S.; BLUMENFELD, P. C. Project-based learning. In: The Cambridge Handbook of the Learning Sciences. Cambridge University Press, 2006.

MOURA, M. O. de. A séria busca no jogo: Do lúdico na matemática. In: NOVA ESCOLA. Jogos lúdicos e jogos pedagógicos: o que são e como usá-los até no ensino remoto, 2007. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/19677/jogosludicos-e-jogos-pedagogicoso-que-sao-e-como-usa-los-ate-no-ensino-remoto. Acesso em: 18 jun. 2023.

Published

2025-06-19

How to Cite

Teotônio, J. M. T., Silva, V. A. D., & Ribeiro, R. M. (2025). O USO DE MATERIAL LÚDICO MATEMÁTICO PARA CONHECIMENTO E ESTUDO DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. Revista Base Científica, 3. https://doi.org/10.52832/rbc571