Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word, or RTF document file format.
  • Where available, URLs for the references have been provided.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

 

 

Obrigado por escolher enviar seu artigo para nós. Reserve um tempo para ler e seguir cuidadosamente essas instruções para aplicar ao seu trabalho, isso irá garantir que seu artigo possa passar pela revisão por pares às cegas, produção e publicação de forma transparente. Pois isso garantirá que seu artigo atenda aos requisitos da revista e tenha mais chances de ser aprovado.

 

Use o template do artigo, disponível AQUI para adequar seu texto antes de submetê-lo.

 

FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

Os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entrelinhas, folha tamanho A4 (210mm x 297mm), com margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

 Os artigos deverão conter no mínimo 6 e no máximo 17 páginas.

Título: com no máximo 20 palavras. Deve ser claro e objetivo, em negrito, caixa alta e centralizado, no idioma do texto, sem abreviaturas.

Autor(es): Não há limite.

Os autores não deverão ser identificados em nenhuma parte do texto do artigo.  A identificação deve ser realizada somente no preenchimento do formulário de envio.

Resumo: 

O resumo de conteúdo indicativo do texto deverá ser apresentado no idioma do texto, não devendo ultrapassar 250 palavras, estruturado em parágrafo único. Não cite referências nessa seção.

Palavras-chave: logo após o resumo, deve-se indicar, no mínimo 3, e no máximo 5 palavras-chave no mesmo idioma do texto, separadas por ponto.

 

SEÇÕES DO TEXTO

  • Introdução  – descreva os fundamentos de sua pesquisa, apresentando seus objetivos e justificando-a conforme a literatura atualizada. Contextualize o tema de seu artigo recorrendo tanto à literatura clássica quanto à atual sobre o tema.
  • Metodologia – Descreva, em detalhes, os métodos para coleta e análise de dados, justificando-os.
  • Resultados e Discussão: pode ser única ou dividida seções – quanto aos resultados, apresente-os de forma clara, subdividindo-os em itens e, se necessário, use tabelas e figuras. A discussão deve ser embasada na bibliografia apresentada no referencial teórico.
  • Considerações finais – Importante resumir as contribuições da pesquisa e sugestões de pesquisas futuras.

 

Ilustrações: gráficos, tabelas, desenhos, mapas etc. devem ser numerados e titulados tão perto quanto possível do elemento a que se refere, indicando sua fonte.

Citações: para as citações no texto devem ser adotados o sistema autor-data (NBR 10520:2002). Recomenda citar referências das publicações: https://bio10publicacao.com.br/ 

As citações diretas curtas (até 3 linhas) devem estar na mesma fonte e tamanho do texto e entre aspas. Deve indicar a página de onde o trecho foi retirado.

As citações diretas longas (mais de três linhas) devem apresentar recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (fonte 10) e sem aspas. Deve indicar a página de onde o trecho foi retirado.

As citações indiretas devem vir sem aspas, e sem indicação da página.

Referências: as referências consistem na indicação das fontes bibliográficas utilizadas pelo autor, somente aquelas que foram mencionadas no texto devem ser referenciadas. Deverão ser apresentadas observando-se rigorosamente a ordem alfabética. As referências bibliográficas deverão ser elaboradas conforme as disposições da NBR 6023:2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), somente com elementos essenciais. Pedimos que sejam colocados os nomes completos dos autores, sem abreviações para facilitar a identificação da obra.

Exemplos de formatação de referências:

Modelo de referência bibliográfica de livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título em negrito, edição. Local: editora, data da publicação.

Modelo de referência bibliográfica de livro disponível on-line: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título em negrito, edição. Local: Editora, data da publicação. Disponível em: (dados do sítio eletrônico). Acesso em: DD mês AAAA.

Modelo de referência bibliográfica de capítulo de livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo em negrito, In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Nome do organizador (Org.). Título do livro em negrito. edição. Local: editora, data da publicação. Número de página inicial do capítulo-número da página final do capítulo.

Modelo de referência bibliográfica de artigo publicado em periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação.

Modelo de referência bibliográfica de artigo publicado em periódico disponível on-line: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação. 

Para mais informações sobre referencias consultar a NBR 6023:2002.

Indicação de avaliadores: indicar 3 a 5 nomes de possíveis revisores independetes do trabalho, com reconhecido conhecimento na área, incluindo nome completo, e-mail, link do Lattes e Orcid.

 

=> Consulte as normas de formatação AQUI TEMPLATE 

 

CHECKLIST DA SUBMISSÃO 

1. Arquivo em word do artigo sem dados dos autores

2. Arquivo com dados dos autores (nome completo, vínculo institucional; e-mail, Orcid e autor correspondente).

3. Indicação de avaliadores 

4. Carta de ineditismo 

 

AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

O processo de avaliação dos artigos passa por duas fases.

Primeira fase: análise técnica

Segunda fase: análise do mérito científico

Para detalhes da avaliação leia a Política Editorial.

 Após aprovação do artigo, a Revista se reserva o direito de adequar os originais na ordem normativa, ortográfica e gramatical, com objetivo de manter o padrão culto da língua, sempre respeitando o estilo dos autores.

Os avaliadores enviarão um parecer recomendando, APROVAR, REJEITAR, ou REALIZAR CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS. Após o recebimento dos pareceres dos avaliadores, o conselho editorial tomará uma decisão e informará o autor sobre a mesma.

Cobramos uma taxa para dar suporte às atividades de editoriais necessárias para tornar possível a publicação no valor de 100,00 reais independente do número de autores do artigo. Você só irá realizar o pagamento caso seu artigo seja considerado apto a publicação (após todas as avaliações). Não é cobrada nenhuma taxa no momento do envio do artigo.

Artigos

Política padrão de seção

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.