Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

 

 

Obrigado por escolher enviar seu artigo para nós. Reserve um tempo para ler e seguir cuidadosamente essas instruções para aplicar ao seu trabalho, isso irá garantir que seu artigo possa passar pela revisão por pares às cegas, produção e publicação de forma transparente. Pois isso garantirá que seu artigo atenda aos requisitos da revista e tenha mais chances de ser aprovado.

 

Use o template do artigo, disponível AQUI para adequar seu texto antes de submetê-lo.

 

FORMATAÇÃO DOS ARTIGOS

Os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entrelinhas, folha tamanho A4 (210mm x 297mm), com margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

 Os artigos deverão conter no mínimo 6 e no máximo 17 páginas.

Título: com no máximo 20 palavras. Deve ser claro e objetivo, em negrito, caixa alta e centralizado, no idioma do texto, sem abreviaturas.

Autor(es): Não há limite.

Os autores não deverão ser identificados em nenhuma parte do texto do artigo.  A identificação deve ser realizada somente no preenchimento do formulário de envio.

Resumo: 

O resumo de conteúdo indicativo do texto deverá ser apresentado no idioma do texto, não devendo ultrapassar 250 palavras, estruturado em parágrafo único. Não cite referências nessa seção.

Palavras-chave: logo após o resumo, deve-se indicar, no mínimo 3, e no máximo 5 palavras-chave no mesmo idioma do texto, separadas por ponto.

 

SEÇÕES DO TEXTO

  • Introdução  – descreva os fundamentos de sua pesquisa, apresentando seus objetivos e justificando-a conforme a literatura atualizada. Contextualize o tema de seu artigo recorrendo tanto à literatura clássica quanto à atual sobre o tema.
  • Metodologia – Descreva, em detalhes, os métodos para coleta e análise de dados, justificando-os.
  • Resultados e Discussão: pode ser única ou dividida seções – quanto aos resultados, apresente-os de forma clara, subdividindo-os em itens e, se necessário, use tabelas e figuras. A discussão deve ser embasada na bibliografia apresentada no referencial teórico.
  • Considerações finais – Importante resumir as contribuições da pesquisa e sugestões de pesquisas futuras.

 

Ilustrações: gráficos, tabelas, desenhos, mapas etc. devem ser numerados e titulados tão perto quanto possível do elemento a que se refere, indicando sua fonte.

Citações: para as citações no texto devem ser adotados o sistema autor-data (NBR 10520:2002). Recomenda citar referências das publicações: https://bio10publicacao.com.br/ 

As citações diretas curtas (até 3 linhas) devem estar na mesma fonte e tamanho do texto e entre aspas. Deve indicar a página de onde o trecho foi retirado.

As citações diretas longas (mais de três linhas) devem apresentar recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado (fonte 10) e sem aspas. Deve indicar a página de onde o trecho foi retirado.

As citações indiretas devem vir sem aspas, e sem indicação da página.

Referências: as referências consistem na indicação das fontes bibliográficas utilizadas pelo autor, somente aquelas que foram mencionadas no texto devem ser referenciadas. Deverão ser apresentadas observando-se rigorosamente a ordem alfabética. As referências bibliográficas deverão ser elaboradas conforme as disposições da NBR 6023:2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), somente com elementos essenciais. Pedimos que sejam colocados os nomes completos dos autores, sem abreviações para facilitar a identificação da obra.

Exemplos de formatação de referências:

Modelo de referência bibliográfica de livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título em negrito, edição. Local: editora, data da publicação.

Modelo de referência bibliográfica de livro disponível on-line: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título em negrito, edição. Local: Editora, data da publicação. Disponível em: (dados do sítio eletrônico). Acesso em: DD mês AAAA.

Modelo de referência bibliográfica de capítulo de livro:

SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome do autor do capítulo. Título do capítulo em negrito, In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR, Nome do organizador (Org.). Título do livro em negrito. edição. Local: editora, data da publicação. Número de página inicial do capítulo-número da página final do capítulo.

Modelo de referência bibliográfica de artigo publicado em periódico: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação.

Modelo de referência bibliográfica de artigo publicado em periódico disponível on-line: SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo. Título do periódico em negrito, Local da Publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, data de publicação. 

Para mais informações sobre referencias consultar a NBR 6023:2002.

Indicação de avaliadores: indicar 3 a 5 nomes de possíveis revisores independetes do trabalho, com reconhecido conhecimento na área, incluindo nome completo, e-mail, link do Lattes e Orcid.

 

=> Consulte as normas de formatação AQUI TEMPLATE 

 

CHECKLIST DA SUBMISSÃO 

1. Arquivo em word do artigo sem dados dos autores

2. Arquivo com dados dos autores (nome completo, vínculo institucional; e-mail, Orcid e autor correspondente).

3. Indicação de avaliadores 

4. Carta de ineditismo 

 

AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS

O processo de avaliação dos artigos passa por duas fases.

Primeira fase: análise técnica

Segunda fase: análise do mérito científico

Para detalhes da avaliação leia a Política Editorial.

 Após aprovação do artigo, a Revista se reserva o direito de adequar os originais na ordem normativa, ortográfica e gramatical, com objetivo de manter o padrão culto da língua, sempre respeitando o estilo dos autores.

Os avaliadores enviarão um parecer recomendando, APROVAR, REJEITAR, ou REALIZAR CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS. Após o recebimento dos pareceres dos avaliadores, o conselho editorial tomará uma decisão e informará o autor sobre a mesma.

Cobramos uma taxa para dar suporte às atividades de editoriais necessárias para tornar possível a publicação no valor de 100,00 reais independente do número de autores do artigo. Você só irá realizar o pagamento caso seu artigo seja considerado apto a publicação (após todas as avaliações). Não é cobrada nenhuma taxa no momento do envio do artigo.

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.