SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO POSSIBILIDADE PARA ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO

Autores

DOI:

10.52832/jesh.v5i2.557

Resumo

Este artigo busca evidenciar a viabilidade da Agroecologia tanto como uma alternativa para a produção de alimentos saudáveis quanto como ferramenta pedagógica no ensino superior. Para atingir esse objetivo, apresenta-se inicialmente a origem de um projeto voltado para a criação de um sistema agroflorestal na Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvido no contexto da disciplina de Agroecologia, ministrada pela Profa. Dra. Mônica Cox aos estudantes de Geografia, em parceria com o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Agroecologia e Geografia (NEPPAG Ayni). Essa parceria resultou na implantação de um laboratório vivo, denominado Sistema Agroflorestal da Geografia (SAFGeo), sendo relatado sua gênese e práticas cotidianas, se tratando um local propício para estimular reflexões e práticas sobre a Agroecologia, abordando temas diversos como os direitos à vida, o uso sustentável dos bens naturais, a valorização da agrobiodiversidade e as interações entre seres humanos, natureza e sociedade, todos sob uma perspectiva integradora e socioambiental. Concluímos que o uso destes laboratórios vivos se faz fundamentais para a formação de profissionais geógrafos mais conscientes e engajados para enfrentar quaisquer desafios socioambientais.

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Biografia do Autor

Ayrton Rodrigues de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharel em Geografia pela UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

Andressa Serafim dos Santos Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharelanda em Geografia pela UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

Rafael Mangas Barbeiro, Faculdade Anhanguera

Licenciando em História pela Faculdade Anhanguera, Nova Granada, São Paulo.

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Publicado

19-06-2025

Como Citar

Lima, A. R. de, Andressa Serafim dos Santos Silva, & Barbeiro, R. M. (2025). SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO POSSIBILIDADE PARA ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO. Journal of Education Science and Health, 5(2), 1–11. https://doi.org/10.52832/jesh.v5i2.557

Edição

Seção

CIÊNCIAS AGRÁRIAS