SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO POSSIBILIDADE PARA ENSINO DE GEOGRAFIA NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO
DOI:
10.52832/jesh.v5i2.557Resumo
Este artigo busca evidenciar a viabilidade da Agroecologia tanto como uma alternativa para a produção de alimentos saudáveis quanto como ferramenta pedagógica no ensino superior. Para atingir esse objetivo, apresenta-se inicialmente a origem de um projeto voltado para a criação de um sistema agroflorestal na Universidade Federal de Pernambuco, desenvolvido no contexto da disciplina de Agroecologia, ministrada pela Profa. Dra. Mônica Cox aos estudantes de Geografia, em parceria com o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Agroecologia e Geografia (NEPPAG Ayni). Essa parceria resultou na implantação de um laboratório vivo, denominado Sistema Agroflorestal da Geografia (SAFGeo), sendo relatado sua gênese e práticas cotidianas, se tratando um local propício para estimular reflexões e práticas sobre a Agroecologia, abordando temas diversos como os direitos à vida, o uso sustentável dos bens naturais, a valorização da agrobiodiversidade e as interações entre seres humanos, natureza e sociedade, todos sob uma perspectiva integradora e socioambiental. Concluímos que o uso destes laboratórios vivos se faz fundamentais para a formação de profissionais geógrafos mais conscientes e engajados para enfrentar quaisquer desafios socioambientais.
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