ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO POR PESQUISA: ANÁLISE QUALITATIVA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Autores/as

DOI:

10.52832/rensin.v3.622

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento da Alfabetização Científica de alunos da educação básica através de uma sequência didática elaborado com base no Ensino por Pesquisa. A Alfabetização Científica é entendida como o processo de formação que possibilita aos indivíduos a apropriação e o uso crítico do conhecimento científico em situações cotidianas. Adota-se a proposta de Sasseron e Carvalho (2011), que define três eixos para a Alfabetização Científica: compreensão de conceitos científicos, entendimento da natureza da ciência e análise das interações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Em contraposição ao Ensino por Transmissão, propõe-se o Ensino por Pesquisa como abordagem que valoriza a investigação e a construção ativa do conhecimento. A metodologia adotada é qualitativa e envolve a elaboração, aplicação e análise de uma sequência didática realizada durante o Ensino Remoto Emergencial, em uma escola pública do estado de Goiás, no contexto da pandemia de Covid-19. A sequência didática foi organizada em três momentos: o primeiro, voltado para a discussão sobre a natureza da ciência a partir de um episódio da série documental Cosmos: Uma Odisseia no Espaço-Tempo; o segundo, uma pesquisa orientada pelo professor, problematizando a poluição sonora; e o terceiro, uma pesquisa orientada pelo aluno, com temas de seu próprio interesse. Os resultados indicam que o Ensino por Pesquisa pode favorecer o desenvolvimento inicial dos eixos da Alfabetização Científica, promovendo a formação de estudantes mais críticos e conscientes quanto ao uso e à compreensão do conhecimento científico.

Biografía del autor/a

Gabriel Pinheiro de Castro, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduação em Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrando em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2025-08-15

Cómo citar

Castro, G. P. de. (2025). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO POR PESQUISA: ANÁLISE QUALITATIVA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Ensinar, 3(1), 1–9. https://doi.org/10.52832/rensin.v3.622

Número

Sección

Ensino de Ciências - Artigo original