VISITAS GUIADAS PELO PROJETO PLANETA ANIMALIA NO CAMPUS DA UFRA CAPANEMA – PA, COM ALUNOS DO 5º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores/as

DOI:

10.52832/rensin.v3.515

Resumen

As visitas guiadas, atividade que permite o contato direto com a biodiversidade através de atividades desenvolvidas na prática, possuem relevância e contribuem para a sensibilização dos alunos a respeito da conservação do meio ambiente, auxiliando na compreensão dos conteúdos vistos em sala de aula. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivos descrever das ações realizadas em campo e no laboratório de biodiversidade da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), comparar o nível de interesse dos alunos pelos grupos de animais observados nas atividades e avaliar a melhor quantidade de alunos durante as visitas guiadas. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, de campo, exploratória e descritiva, utilizando as técnicas de observação sistemática e grupo focal para a coleta de dados. Observou-se que as atividades realizadas durante a visita são de extrema importância para a sensibilização do aluno desde o momento do acolhimento ao encerramento das atividades. Há grupos de animais vertebrados e invertebrados que prendem mais a atenção dos alunos devido a sua popularidade ou a maneira como a atividade de observação é conduzida. Identificou-se que quantidade ideal de participantes por visita deve ser no limite de 25 alunos, levando em consideração o tempo estimado para cada atividade.

Biografía del autor/a

Radija Priscila Xavier Guimarães, Universidade Federal Rural da Amazônica

Graduanda em Ciências Biológicas – Licenciatura, Universidade Federal Rural da Amazônica (UFRA), Campus Capanema, PA, Brasil.

Ivan Carlos Fernandes Martins, Universidade Federal Rural da Amazônica

Professor Associado, Universidade Federal Rural da Amazônica (UFRA), Campus Capanema, PA, Brasil.

Luciane Cristina Paschoal Martins, Universidade Federal Rural da Amazônica

Professora Adjunto, Universidade Federal Rural da Amazônica (UFRA), Campus Capanema, PA, Brasil.

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Publicado

2025-02-22

Cómo citar

Radija Priscila Xavier Guimarães, Ivan Carlos Fernandes Martins, & Luciane Cristina Paschoal Martins. (2025). VISITAS GUIADAS PELO PROJETO PLANETA ANIMALIA NO CAMPUS DA UFRA CAPANEMA – PA, COM ALUNOS DO 5º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Ensinar, 3(1), 1–10. https://doi.org/10.52832/rensin.v3.515

Número

Sección

Ensino de Ciências - Artigo original