ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A BUSCA POR UMA DEFINIÇÃO DE AC A PARTIR DA PRODUÇÃO DE 3 AUTORES BRASILEIROS REFERENCIADOS NA ÁREA
DOI:
10.52832/rensin.v3.619Abstract
Este artigo realiza uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de identificar e discutir diferentes concepções de Alfabetização Científica (AC) e Letramento Científico (LC) a partir das obras de três autores fundamentais no campo do Ensino de Ciências: Lucia Helena Sasseron, Attico Inacio Chassot e Wildson Luiz Pereira dos Santos. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou o Portal de Periódicos da CAPES como fonte de consulta e adotou a Análise Textual Discursiva (ATD) para interpretar os materiais selecionados. Os resultados revelam que, embora os autores utilizem diferentes termos, suas concepções convergem em aspectos centrais: a AC/LC é vista como elemento essencial para a formação cidadã, possibilitando a compreensão crítica da ciência e sua aplicação na vida cotidiana. Sasseron propõe eixos estruturantes e indicadores para a AC, destacando sua dimensão humanista e transformadora. Chassot enfatiza a ciência como linguagem, defendendo o ensino de ciências como meio de leitura crítica do mundo. Já Santos reforça a importância de um letramento científico com base social e política, voltado para a equidade e participação. Assim, o estudo evidencia que a AC/LC ultrapassa a mera transmissão de conteúdos científicos, assumindo papel formativo na construção de sujeitos críticos, conscientes e participativos, e destaca a necessidade de um ensino de Ciências comprometido com a justiça social e a emancipação.
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