ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A BUSCA POR UMA DEFINIÇÃO DE AC A PARTIR DA PRODUÇÃO DE 3 AUTORES BRASILEIROS REFERENCIADOS NA ÁREA

Authors

DOI:

10.52832/rensin.v3.619

Abstract

Este artigo realiza uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de identificar e discutir diferentes concepções de Alfabetização Científica (AC) e Letramento Científico (LC) a partir das obras de três autores fundamentais no campo do Ensino de Ciências: Lucia Helena Sasseron, Attico Inacio Chassot e Wildson Luiz Pereira dos Santos. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou o Portal de Periódicos da CAPES como fonte de consulta e adotou a Análise Textual Discursiva (ATD) para interpretar os materiais selecionados. Os resultados revelam que, embora os autores utilizem diferentes termos, suas concepções convergem em aspectos centrais: a AC/LC é vista como elemento essencial para a formação cidadã, possibilitando a compreensão crítica da ciência e sua aplicação na vida cotidiana. Sasseron propõe eixos estruturantes e indicadores para a AC, destacando sua dimensão humanista e transformadora. Chassot enfatiza a ciência como linguagem, defendendo o ensino de ciências como meio de leitura crítica do mundo. Já Santos reforça a importância de um letramento científico com base social e política, voltado para a equidade e participação. Assim, o estudo evidencia que a AC/LC ultrapassa a mera transmissão de conteúdos científicos, assumindo papel formativo na construção de sujeitos críticos, conscientes e participativos, e destaca a necessidade de um ensino de Ciências comprometido com a justiça social e a emancipação.

Author Biographies

Neyla Cristiane Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Graduação em Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrando em Ensino de Ciências na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Mato Grosso do Sul, Brasil.

Romulo Alves dos Santos Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestre em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Doutorando em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Bahia; Brasil.

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Published

2025-08-15

How to Cite

Rodrigues de Oliveira, N. C., & Santos Júnior, R. A. dos. (2025). ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: A BUSCA POR UMA DEFINIÇÃO DE AC A PARTIR DA PRODUÇÃO DE 3 AUTORES BRASILEIROS REFERENCIADOS NA ÁREA. Revista Ensinar, 3(1), 1–12. https://doi.org/10.52832/rensin.v3.619