Submissions

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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • Before submitting your manuscript to JORMED, double-check that it complies with the American Psychological Association (APA) standards and the structure adopted by the journal in the template, otherwise the submission may be returned to the authors for corrections.
  • The submission file is in OpenOffice, Microsoft Word
  • Check the complete instructions for other requirements such as formatting Tables, Figures, Citations and References.

  • An "author data" file was attached with the information on the authors of the work, according to guidelines for authors.

Author Guidelines

Instruções para autores
Obrigado por escolher enviar seu artigo para nós. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
Estrutura do Texto do manuscrito
O texto deve ter espaçamento de 1,5 cm (exceto para resumo e referências), fonte Garamond, tamanho 12, no formato A4, margens inferior, superior, direita e esquerda de 1,5 cm, recuo de 1,25 cm na 1ª linha dos parágrafos, com o mínimo de 06 e máximo de 20 páginas.
Título
Nesta sequência: Português e Inglês, máximo 20 palavras.
Autores
Máximo de 10 autores, devem ser colocados nesta sequência: nome completo, ORCID (Open Researcher and Contributor ID) de cada autor. Menor e maior formação (ex.: Licenciado em Química. Doutor em Ensino de Ciências), vínculo institucional (ex.: Docente da Universidade do Brasil - UB ou Universidade do Brasil).
Resumo
Deve seguir esta sequência: Português e Inglês. Deve ter entre 150 e 250 palavras, conter de maneira breve, o objetivo do artigo, metodologia, resultados e conclusão do estudo, quando for o caso ou representar de maneira suscinta o estudo.
Palavras-chaves
Mínimo de 3 e máximo de 5, separadas por ponto; estas devem ser relevantes e retiradas do texto; não extrair do título; devem acompanhar o resumo em cada língua supracitada. Exemplo: Ensino. Práticas educativas. Ciências. Aprendizagem.
Corpo do texto
Artigo original, revisão sistemática e integrativa, deve conter: Introdução com objetivo; Metodologia; Resultados e discussão (juntos ou separados); Conclusões ou Considerações Finais.

Artigo de revisão narrativa, deve conter: Introdução; Desenvolvimento (pode ser dividido em subtópicos); Considerações Finais.

Artigo de relato de experiência ou relato de caso, deve conter: Introdução; Metodologia; Relato da experiência/do caso; Discussão; Conclusão.
Citação
Adota-se as normas da ABNT 10520 (veja aqui), conforme Template.

Quanto ao número de autores:
Um autor: Soares (2019) ou (SOARES, 2019); dois autores: Soares e Silva (2019) ou (SOARES; SILVA, 2019), três autores: Soares, Silva e Mendes (2020) ou (SOARES; SILVA; MENDES, 2020), mais de três autores: Soares et al. (2020) ou (SOARES et al., 2020). O termo et al. deve ficar em itálico.

Quanto ao tipo:
Citação direta (transcrição na íntegra de um trecho de uma publicação). Até três linhas, coloca-se entre parêntese. A partir de três linhas, colocar recuado 4 cm à direita, espaçamento simples, sem aspas, tamanho 10, sempre deve vir seguida do número da página de onde foi retirada.

Dá preferência por citações de artigos científicos publicados nos últimos cinco anos em revistas indexadas.
Elementos gráficos
A utilização dos elementos gráficos (imagens, tabelas e ilustrações) deve seguir o bom senso. Imagens deve conter tamanho máximo de 10 MB (10 mega) em JPEG ou PNG, com resolução mínima de 300dpi.

Os elementos gráficos (figuras, tabelas, gráficos etc.) devem ser chamados no texto, que antecede. Esses elementos devem ser numerados em ordem crescente, os títulos das tabelas, figuras ou gráficos devem ser colocados na parte superior e as fontes na parte inferior. Quando for o caso, deve-se adicionar uma legenda explicando o que o leitor deve observar.
Agradecimentos
Colocar agradecimentos aos sujeitos que colaboraram com a pesquisa, bem como os auxílios recebidos para a elaboração do trabalho, seja na forma de bolsa de estudo ou de financiamento de projeto de pesquisa. Esta deve vir antes da seção Referências.

No caso de pesquisas financiadas pela CAPES, devem obedecer às mesmas normas usadas no corpo do texto, segundo a Portaria nº 206, de 4 de setembro de 2018:

Para trabalhos publicados em português: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Para trabalhos publicados em inglês: This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001.
Referências
Adota-se as normas da ABNT 6023 (veja aqui). Artigo original deve ter no mínimo 15 referências. Artigos de revisões deve ter no mínimo 20. Dá preferência por artigos publicados em revistas, nos últimos cinco anos. Referências de artigos, coloca-se o DOI em vez do link do local da publicação. Não se deve abreviar títulos de revistas científicas.

Ensino de Ciências - Artigo original

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