About the Journal

FOCO E ESCOPO
A Revista Ensinar (RENSIN), eISSN: 2965-4823, realiza publicações na área de ensino de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Química e Física). As submissões ocorrem em fluxo contínuo, assim, disponibiliza os artigos tão logo aprovados e editorados, para garantir que o tempo máximo entre submissão e publicação seja entre 30 e 90 dias. A Revista Ensinar aceita estudos produzidas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado e de pesquisadores em todos os níveis de carreira. E temos como objetivo promover a ciência por meio do acesso aberto à informação, com qualidade, sustentabilidade e otimização dos custos.

A RENSIN aceita estudos produzidas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado e de pesquisadores em todos os níveis de carreira. E temos como objetivo promover a ciência por meio do acesso aberto à informação, com qualidade, sustentabilidade e otimização dos custos.
PÚBLICO-ALVO
A Revista Ensinar (RENSIN) encoraja a publicação de pesquisas científicas produzidas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado e de pesquisadores em todos os níveis de carreira a publicarem seus achados em nossa revista.
TIPOS DE PUBLICAÇÃO
A Revista Ensinar (RENSIN) publica Artigos originais; Artigos de revisão (sistemática, integrativa e narrativa); Estudos de casos e Relatos de experiências em diversas áreas do conhecimento, desde que inéditos.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
A avaliação de cada artigo é feita por pares pelo método double blind peer review. Isto é, cada artigo é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, especialistas na área e com elevada experiência e titulação acadêmica. Cada artigo é avaliado sem a identificação de autoria dos avaliadores e dos seus autores (avaliação cega). Ao receber o artigo o Editor responsável encaminha para dois avaliadores ad hoc cadastrados na Equipe de Avaliadores da Revista Ensinar (RENSIN). Os avaliadores possuem uma semana (7 dias) para manifestar disponibilidade ou indisponibilidade para avaliar o manuscrito e, caso tenham disponibilidade, dispõem de mais uma semana (7 dias) para enviar o parecer.

Caso o avaliador não tenha disponibilidade, o Editor encaminha para um próximo avaliador até conseguir dois avaliadores disponíveis. As possibilidades de recomendações dos avaliadores são as seguintes: aceitável sem revisão; aceitável com alguma revisão; aceitável com ampla revisão; não aceitável (aceitável sem revisão implica na aprovação direta do manuscrito, sem necessidade de modificações e ajustes; aceitável com alguma revisão refere-se à aprovação do manuscrito, mas destacando necessidade de pequenos ajustes; aceitável com ampla revisão significa que o manuscrito pode ser publicado, mas carece de ajustes e modificações consideráveis no corpo do texto; não aceitável significa que o manuscrito não pode ser publicado). Após dois pareceres enviados ao Editor, caso ocorra divergências entre as recomendações (um aceitável e um não aceitável), o Editor envia o manuscrito para um terceiro avaliador ad hoc.

Após contar com os pareceres registrados no sistema, o Editor responsável toma uma decisão editorial. As possibilidades da decisão editorial são: Aceitar; Revisões Requeridas; Submeter a nova rodada; Rejeitar (Aceitar implica na aprovação direta do texto, sem necessidade de ajustes; Revisões Requeridas implica na necessidade de atendimento nas recomendações dos avaliadores ad hoc; Submeter a nova rodada significa que o texto não foi aprovado, mas pode ser aprovado após os ajustes e uma nova avaliação pelos menos avaliadores ad hoc da primeira rodada; Rejeitar implica na recusa e não aceitação do manuscrito para publicação na Revista). Após registar a decisão editorial o Editor responsável encaminha um e-mail para o autor principal do artigo informando a decisão e disponibilizando os pareceres dos avaliadores. Caso o manuscrito seja aceito, o(s) autor(es) tem/têm até mês (30 dias) para enviar, ao Editor, via sistema da Revista, a versão final do manuscrito com as recomendações dos avaliadores e demais documentações exigidas para publicação. Todo o processo de submissão, avaliação e comunicação dos artigos submetidos ocorre pelo sistema eletrônico da Revista (OJS).
AS POLÍTICAS DE PUBLICAÇÃO NA RENSIN
São consideradas no processo de avaliação, bem como os seguintes aspectos:
Relevância e originalidade.
Rigor, precisão e objetividade na escrita.
Clareza e pertinência do problema de pesquisa e dos objetivos.
Fundamentação teórica adequada ao tema.
Adequação do título ao conteúdo.
Estrutura coeRENSINte.
Clareza na metodologia.
Apresentação de resultados e discussão pertinente.
PERIODICIDADE
A Revista Ensinar (RENSIN) Fluxo contínuo, ou seja, recebe e publica a qualquer momento.
Taxas para submissão e publicação de textos (APC)
A Revista Ensinar (RENSIN) é cobrada uma taxa no valor de R$ 150,00 (para autores brasileiros) por artigo aceito, para garantir publicação em acesso aberto. O valor é usado no custeio de manutenção da revista, registro do DOI e editoração do artigo.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Revista Ensinar (RENSIN) oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e filosófico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todo o conteúdo da revista segue a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
Política de direitos autorais
Na Revista Ensinar (RENSIN) os artigos passam a ser propriedade da revista, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita à autorização expressa da direção da RENSIN. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Os originais não serão devolvidos aos autores.
POLÍTICA LIVRE DE PLÁGIO
A Revista Ensinar (RENSIN) todos os artigos submetidos passam por softwares de anti-plágio para a detecção de plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados.
Política de auto-arquivo
A Revista Ensinar (RENSIN) A permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos etc. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).
CONTATO


E-mail: revistaensinar@gmail.com