ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO POR PESQUISA: ANÁLISE QUALITATIVA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI:
10.52832/rensin.v3.622Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento da Alfabetização Científica de alunos da educação básica através de uma sequência didática elaborado com base no Ensino por Pesquisa. A Alfabetização Científica é entendida como o processo de formação que possibilita aos indivíduos a apropriação e o uso crítico do conhecimento científico em situações cotidianas. Adota-se a proposta de Sasseron e Carvalho (2011), que define três eixos para a Alfabetização Científica: compreensão de conceitos científicos, entendimento da natureza da ciência e análise das interações entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente. Em contraposição ao Ensino por Transmissão, propõe-se o Ensino por Pesquisa como abordagem que valoriza a investigação e a construção ativa do conhecimento. A metodologia adotada é qualitativa e envolve a elaboração, aplicação e análise de uma sequência didática realizada durante o Ensino Remoto Emergencial, em uma escola pública do estado de Goiás, no contexto da pandemia de Covid-19. A sequência didática foi organizada em três momentos: o primeiro, voltado para a discussão sobre a natureza da ciência a partir de um episódio da série documental Cosmos: Uma Odisseia no Espaço-Tempo; o segundo, uma pesquisa orientada pelo professor, problematizando a poluição sonora; e o terceiro, uma pesquisa orientada pelo aluno, com temas de seu próprio interesse. Os resultados indicam que o Ensino por Pesquisa pode favorecer o desenvolvimento inicial dos eixos da Alfabetização Científica, promovendo a formação de estudantes mais críticos e conscientes quanto ao uso e à compreensão do conhecimento científico.
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