VISITAS GUIADAS PELO PROJETO PLANETA ANIMALIA NO CAMPUS DA UFRA CAPANEMA – PA, COM ALUNOS DO 5º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
10.52832/rensin.v3.515Resumo
As visitas guiadas, atividade que permite o contato direto com a biodiversidade através de atividades desenvolvidas na prática, possuem relevância e contribuem para a sensibilização dos alunos a respeito da conservação do meio ambiente, auxiliando na compreensão dos conteúdos vistos em sala de aula. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivos descrever das ações realizadas em campo e no laboratório de biodiversidade da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), comparar o nível de interesse dos alunos pelos grupos de animais observados nas atividades e avaliar a melhor quantidade de alunos durante as visitas guiadas. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, de campo, exploratória e descritiva, utilizando as técnicas de observação sistemática e grupo focal para a coleta de dados. Observou-se que as atividades realizadas durante a visita são de extrema importância para a sensibilização do aluno desde o momento do acolhimento ao encerramento das atividades. Há grupos de animais vertebrados e invertebrados que prendem mais a atenção dos alunos devido a sua popularidade ou a maneira como a atividade de observação é conduzida. Identificou-se que quantidade ideal de participantes por visita deve ser no limite de 25 alunos, levando em consideração o tempo estimado para cada atividade.
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