ESCOLHA DA CARREIRA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO DOCENTE DE BIOLOGIA
DOI:
10.52832/rensin.v3.513Resumo
O presente estudo trata das motivações que levaram os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no ano de 2023, a optar por esse curso de formação. O trabalho constitui-se em uma pesquisa de natureza qualitativa com uma abordagem descritiva, que fez uso de entrevistas para a coleta de dados. A partir da análise das respostas dos entrevistados pôde-se observar que tais motivações podem ter ligações diretas com a estruturação da identidade profissional desses estudantes, bem como compreender a importância dos estágios curriculares e dos programas de formação para a construção dessa identidade. Após a análise dos dados coletados foi possível confirmar que os programas de formação docente e os estágios são de grande relevância para a formação e desenvolvimento dos estudantes para com a futura profissão, bem como a garantia da manutenção dos licenciandos na universidade beneficiado por meio do apoio financeiro ofertado. E que as motivações são únicas de cada indivíduo, que vão desde de influências pessoais a fatores econômicos, visto que estas surgem de vivências, experiências e do meio social a qual estão inseridos, sendo também a chave para formação da identidade profissional dos discentes
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