https://bio10publicacao.com.br/jesh/issue/feed Journal of Education Science and Health 2025-03-18T03:02:20+00:00 Prof. Dr. Junielson Soares da Silva jeshjournal@jeshjournal.com.br Open Journal Systems <p>A revista <strong><em>Journal of Education, Science and Health</em> – JESH</strong> (Revista de Educação, Ciência e Saúde) <strong>e-ISSN: 2763-6119, prefixo DOI: 10.52832 </strong>, criada em 2021, é uma publicação científica<strong> multidisciplinar, de acesso aberto, revisada por pares às cegas. A JESH recebe submissão e realiza publicações em fluxo contínuo</strong>. O período entre a submissão e publicação varia de 30 a 90 dias.</p> <p>,</p> https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/527 CRIANDO EXSICATAS BOTÂNICAS: UMA NOVA PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2025-02-26T19:28:24+00:00 Linéia Roberta Zen lineia.z@uninter.com Adrian Jedyn ADRIAN.J@uninter.com Nadja Caroline Barbosa Rodrigues Domingues NADJA.D@uninter.com André Luiz Delgado Corradi ANDRE.CO@uninter.com Maria de Fátima Marques Medeiros Corradini MARIA.CO@uninter.com <p>As exsicatas botânicas representam uma ferramenta prática e didática valiosa no ensino de botânica. O presente estudo tem como objetivo investigar as contribuições acadêmicas na elaboração de exsicatas com finalidade didática no contexto do ensino a distância. Para isso, foram analisados 15 trabalhos desenvolvidos na disciplina de Morfologia, Fisiologia Vegetal e Botânica do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica na modalidade EAD. Os discentes foram orientados a elaborar um herbário de campo, coletando espécies da flora local e submetendo um relatório técnico-científico digital, além de um vídeo apresentando o herbário. A análise dos dados revelou duas fases importantes no processo de aprendizagem prático dos alunos: a primeira, voltada à identificação das espécies, e a segunda, à montagem das exsicatas. Durante o processo de identificação, foram registradas 63 espécies distribuídas em 30 famílias. Dentre as espécies mais frequentemente identificadas, destacaram-se a Goiaba (<em>Psidium guajava</em>) com 14%, a Manga (<em>Mangifera indica</em>) com 12%, e a Acerola (<em>Malpighia emarginata</em>) com 8%. Entre as famílias botânicas, as mais representativas foram Rutaceae (32%), Fabaceae (12%) e Myrtaceae (11%). Na fase de montagem das exsicatas para composição do herbário, observou-se que, em 100% dos trabalhos avaliados, os estudantes seguiram corretamente as orientações quanto à montagem, secagem e colagem das exsicatas. A pesquisa revelou que a confecção de exsicatas, se configura como um recurso valioso para despertar o interesse dos alunos pelo ensino de botânica, proporcionando vivência prática no campo, com o contato direto com as diversas espécies e famílias botânicas presentes em sua região.</p> 2025-03-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/485 ANÁLISE CIENCIOMÉTRICA E TENDÊNCIAS DE PESQUISA NO MANEJO DE IRRIGAÇÃO DA MORINGA OLEIFERA: UMA REVISÃO. 2025-02-16T02:40:57+00:00 Semako Ibrahim Bonou bonouibrahim@gmail.com Priscylla Marques de Oliveira Viana priscylla.viana@aluno.uepb.edu.br Guilherme Felix Dias guilhermefelix038@gmail.com Letícia Diniz Ribeiro leticiadiniz.bio@gmail.com Igor Eneas Cavalcante igorencavalcante@gmail.com Yngrid Mikhaelly Lourenço de Araújo yngrid.araujo@aluno.uepb.edu.br Rosana Araujo Martins Lucena rosanalucena123456@gmail.com Rener Luciano de Souza Ferraz ferraagroestat@gmail.com Alberto Soares de Melo albertosoares915@gmail.com <p>A&nbsp;<em>Moringa oleifera</em> pertence à família Moringaceae, possui inúmeros benefícios, podendo resistir a diversas condições ambientais, incluindo propriedades nutricionais e medicinais. O estudo proposto teve como objetivo a análise cientifica baseada no Scopus visando entender os pontos críticos de pesquisas e áreas de interesse no manejo de irrigação com a <em>Moringa oleifera</em>. Foram selecionadas às publicações relacionadas à pesquisa de manejo de irrigação com <em>Moringa oleifera</em> entre 1987e julho de 2024. Os <em>softwares</em> VOSviewer e Microsoft Excel foram usados ​​para fornecer uma revisão abrangente da pesquisa em termos de evolução das publicações, países e instituições, palavras-chave e grupos de autores. Os resultados da análise mostram que o número de publicações aumentou a cada ano, com o maior aumento em 2021 com 19 publicações. Os países com mais literaturas de pesquisa e citações são o Brasil e a Índia com 38 e 27 literaturas, respectivamente. Em termos de número de artigos, Rosângela Bergamasco é a autora com mais artigos publicados nos últimos anos com 18 publicações. Por meio da análise de cocitação de palavras-chave é determinado que as principais áreas de pesquisa deste tópico se concentram em manejo de água e adaptação a condições de escassez hídrica, processos de purificação de água e tratamento de efluentes e no manejo eficiente da irrigação. Ainda há muito espaço para o desenvolvimento de pesquisas sobre o manejo de irrigação da <em>Moringa oleifera</em>.</p> 2025-02-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/530 BIOECONOMIA E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 2025-03-12T03:00:21+00:00 Marília Fattori mariliafattori123@gmail.com Marcelo Marini Pereira de Souza mps@usp.br <p>Com o crescimento gradativo do aquecimento global e das mudanças climáticas, a necessidade de alterar o modo de produção é imperativa. Um dos temas que surgem com intensidade é sobre a bioeconomia, em busca de soluções viáveis aos problemas socioambientais contemporâneos. Sendo assim, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, com a finalidade de promover um desenvolvimento mais próximo do sustentável. O plano abrange 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que englobam as dimensões social, econômica e ambiental, com o propósito de erradicar a pobreza, diminuir as desigualdades e proteger a Terra da degradação, para que o planeta continue tendo uma perspectiva de resiliência e vida. A partir da metodologia descritiva, o presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre a bioeconomia e sua possível contribuição para a Agenda 2030, destacando a necessidade de mudança do sistema socioeconômico. O estudo concluiu que a bioeconomia pode ser uma peça essencial para alavancar e cooperar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.</p> 2025-03-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/526 EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E ECOPEDAGOGIA: Um olhar sobre Educação em Mudanças Climáticas (EMC) 2025-03-12T03:00:48+00:00 Priscila Maria Souza da Silva pry_op@hotmail.com Suelen Bomfim Nobre suelennobre@feevale.br <p>A crescente preocupação com os problemas socioambientais, especialmente as mudanças climáticas, reforça a necessidade de uma Educação Ambiental (EA) que vá além da simples transmissão de informações e ações pontuais que visam apenas a gestão dos recursos naturais em benefício do desenvolvimento humano. Este artigo buscou dialogar a respeito da EA Crítica e da Ecopedagogia como bases para o desenvolvimento da Educação em Mudanças Climáticas (EMC), visando estabelecer uma conexão entre elas e como seus princípios e suas abordagens podem contribuir para o fazer pedagógico. Realizou-se uma pesquisa de natureza básica, com abordagem qualitativa-exploratória, utilizando-se do método dedutivo. Foram analisadas bibliografias publicadas entre os anos de 2000 e 2024, coletadas a partir de livros físicos e bases eletrônicas. Os resultados demonstram que a EA Crítica e a Ecopedagogia apresentam grande potencial para fundamentar a EMC, no que diz respeito aos conceitos centrados no fomento do pensamento crítico e holístico, buscando modificar a compreensão das futuras gerações sobre as mudanças climáticas e seus encadeamentos sociais. Conclui-se que uma EMC bem fundamentada na EA Crítica e na Ecopedagogia é essencial para a formação de alunos comprometidos com a justiça socioambiental e climática, oferecendo um caminho promissor para os desafios do século XXI.</p> 2025-03-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/529 RISCOS DE DISSEMINAÇÃO DE RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS NAS ÁGUAS DO MAIOR RIO DO MUNDO 2025-03-12T03:01:01+00:00 Winnie Karen de Farias Lima Pires minniekaren@hotmail.com Bruno de Lucas Barros da Silva brunodelucas44@gmail.com Luciana Sampaio Lima lucianasampaio@unifap.br Artemis Socorro do Nascimento Rodrigues artemisnr@hotmail.com Aldo Aparecido Proietti Júnior aldo.proietti@unifap.br Dália dos Prazeres Rodrigues daliarodrigues@yahoo.com.br Anglerson Bispo Lima Oliveira anglerson.fisica@gmail.com Jô de Farias Lima jo.lima@embrapa.br Rubens Alex de Menezes rubens.alex@unifap.br <p>A resistência antimicrobiana (RAM) é uma ameaça à saúde da humanidade, mesmo depois de quase um século de progresso do uso de compostos antimicrobianos. Estudos estimam que em 2050 as mortes oriundas da RAM ultrapassarão a marca de 10 milhões. A interação do homem, animal, vegetal e meio ambiente, o uso de antibióticos e a resistência aos antimicrobianos são estudadas sob uma abordagem de saúde única. Este artigo teve como objetivo, determinar a prevalência de enterobactérias, os padrões de susceptibilidade antimicrobiana, a virulência e resistência de amostras isoladas de água do maior rio do mundo. Sob esse vies, a transmissão da RAM é afectada pelos padrões de controlo de infecções, saneamento, acesso a água potável, acesso a antimicrobianos e diagnósticos de qualidade garantida, viagens e migração. Esta estudo fornece uma descrição da RAM como uma preocupação global e a possível contribuição de diferentes fatores ambientais para a transmissão de bactérias resistentes a antibióticos nas águas.</p> 2025-02-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/494 REVISÃO DE ESPÉCIES DA ORDEM CARYOPHYLLALES INVASORAS DOS CANTEIROS DO HORTO DE PLANTAS MEDICINAIS DA UFLA, LAVRAS, MG 2025-02-16T02:39:18+00:00 Lurdeslaine Faria Teixeira teixeiralurdeslaine@gmail.com Luciana Leão Rosado luciana_rosado@hotmail.com Júlia Assunção de Castro Oliveira julia.assuncaooliveira@hotmail.com João Pedro Miranda Rocha jjoaomiranda7@gmail.com Ana Caroline Batista da Silva ana.silva156@estudante.ufla.br Manuel Losada Gavilanes Gavilanes mlgavilanes@ufla.br <p><em>Baccharis</em> L. é um gênero de plantas da família Asteraceae, comum no Brasil, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As plantas desse gênero se adaptam a diferentes ambientes e podem variar de arbustos a árvores de pequeno porte. São valorizadas por suas variadas propriedades medicinais. No entanto, apenas cerca de 15% das espécies foram analisadas do ponto de vista fitoquímico. <em>Baccharis </em>também tem um papel econômico significativo, contribuindo para a prevenção da erosão e sendo valorizadas como plantas ornamentais. A pesquisa científica tem revelado um potencial significativo para aplicações farmacêuticas de algumas espécies de <em>Baccharis</em>, aumentando o interesse por este gênero no campo da medicina e da saúde. Este trabalho visou realizar um levantamento de espécies de plantas do gênero <em>Baccharis</em>&nbsp; na região da Serra de Carrancas, em Minas Gerais. Onde foram&nbsp; identificadas 13 espécies distintas pertencentes ao gênero <em>Baccharis</em>, logo após foi feita a&nbsp; validação dos binômios botânicos e seus respectivos autores. Com essas espécies realizamos um levantamento&nbsp; bibliográfico dos registros etnobotânicos e farmacológicos.</p> 2025-02-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/528 MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEGURANÇA ALIMENTAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO BRASIL 2025-03-12T03:00:36+00:00 Rafael da Silva Paiva paivarrafael@gmail.com Rafael Fonteles de Souza rafaelfonteles48@gmail.com Mateus Santana Rodrigues mateuscim@hotmail.com <p>O artigo aborda a relação entre mudanças climáticas e segurança alimentar, destacando os desafios enfrentados pelo setor agrícola global, com foco no Brasil. As mudanças climáticas têm intensificado eventos extremos, como secas, inundações e ondas de calor, impactando negativamente a agricultura e a qualidade de vida. A pesquisa utilizou a base de dados Science Direct, analisando artigos relacionados ao tema. Foram identificados impactos diretos das mudanças climáticas na produtividade de culturas como arroz, soja e milho, influenciados por fatores como temperatura, precipitação e radiação solar. O desmatamento e as mudanças no uso do solo também contribuem para alterações nos padrões de chuva, reduzindo a produtividade agrícola. A preservação florestal é apontada como essencial para a segurança alimentar, regulando o microclima e os ciclos hidrológicos. Políticas que promovam a conservação das florestas e a adaptação agrícola são fundamentais para enfrentar os desafios climáticos, proteger a biodiversidade e sustentar a produção de alimentos.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-03-11T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/487 PROSPECÇÃO DE CULTIVARES DE FEIJÃO-CAUPI RESILIENTES NO AGRESTE PARAIBANO: UMA ANÁLISE DE RENDIMENTO E VIGOR 2025-02-16T02:40:36+00:00 Priscylla Marques de Oliveira Viana priscylla.viana@aluno.uepb.edu.br Rayanne Silva de Alencar rayannesilvadealencar@gmail.com Guilherme Felix Dias guilhermefelix038@gmail.com Semako Ibrahim Bonou bonouibrahim@gmail.com Letícia Diniz Ribeiro leticiadiniz.bio@gmail.com Igor Eneas Cavalcante igorencavalcante@gmail.com Yngrid Mikhaelly Lourenço de Araujo yngrid.araujo@aluno.uepb.edu.br Rosana Araujo Martins Lucena rosanalucena123456@gmail.com Emmanuelly Silva Dias de Farias emmanuellydfarias@gmail.com Alberto Soares de Melo albertosoares915@gmail.com <p>O feijão-caupi (<em>Vigna unguiculata</em>) é uma leguminosa de grande importância global, sendo a terceira mais cultivada mundialmente. No Brasil, especialmente no Nordeste, é essencial para a economia, tanto na produção de grãos secos quanto de vagens verdes. A qualidade fisiológica das sementes é crucial para garantir alto potencial produtivo. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar características de diferentes cultivares de feijão-caupi no Agreste Paraibano, com base em dados de rendimento, caracterização e vigor de sementes. O experimento foi realizado em condições de campo, em área agrícola pertencente ao Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA), Campus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Lagoa Seca – PB. Os dados foram submetidos à análise de variância (teste F até 5% de probabilidade), seguidos pelo teste de comparação de médias (Tukey, <em>P</em> ≤ 0,05) para as cultivares, utilizando-se do software computacional SISVAR 5.6. Os resultados indicaram que a cultivar BRS Exuberante se destacou no tamanho das sementes e condutividade elétrica, enquanto a BRS Olhonegro foi superior na classificação de sementes. A BRS Verdejante, embora menos uniforme, apresentou maior massa de grãos. Em termos de produção, as cultivares BRS Exuberante e BRS Verdejante se sobressaíram no comprimento de vagem, número de grãos por vagem e rendimento de grãos. Já a BRS Olhonegro apresentou o maior número de vagens por planta. Esses resultados são valiosos para orientar a escolha de cultivares para diferentes objetivos produtivos na região.</p> 2025-02-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/493 Baccharis: REVISÃO ETNOBOTÂNICA DAS ESPÉCIES QUE OCORREM NO COMPLEXO SERRA DE CARRANCAS, MINAS GERAIS 2025-02-16T02:39:29+00:00 Luciana Leão Rosado luciana_rosado@hotmail.com Lurdeslaine Faria Teixeira teixeiralurdeslaine@gmail.com Júlia Assunção de Castro Oliveira julia.assuncaooliveira@hotmail.com João Pedro Miranda Rocha jjoaomiranda7@gmail.com Ana Caroline Batista da Silva ana.silva156@estudante.ufla.br Manuel Losada Gavilanes manuel.gavilanes@hotmail.com <p><em>Baccharis</em> L. é um gênero de plantas da família Asteraceae, comum no Brasil, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As plantas desse gênero se adaptam a diferentes ambientes e podem variar de arbustos a árvores de pequeno porte. São valorizadas por suas variadas propriedades medicinais. No entanto, apenas cerca de 15% das espécies foram analisadas do ponto de vista fitoquímico. <em>Baccharis </em>também tem um papel econômico significativo, contribuindo para a prevenção da erosão e sendo valorizadas como plantas ornamentais. A pesquisa científica tem revelado um potencial significativo para aplicações farmacêuticas de algumas espécies de <em>Baccharis</em>, aumentando o interesse por este gênero no campo da medicina e da saúde. Este trabalho visou realizar um levantamento de espécies de plantas do gênero <em>Baccharis</em>&nbsp; na região da Serra de Carrancas, em Minas Gerais. Onde foram&nbsp; identificadas 13 espécies distintas pertencentes ao gênero <em>Baccharis</em>, logo após foi feita a&nbsp; validação dos binômios botânicos e seus respectivos autores. Com essas espécies realizamos um levantamento&nbsp; bibliográfico dos registros etnobotânicos e farmacológicos.</p> 2025-02-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/491 CRESCIMENTO INICIAL DE MUDAS DE AÇAIZEIRO (Euterpe oleracea Mart.) EM RESPOSTA A DIFERENTES DOSES DE ADUBAÇÃO 2025-02-16T02:39:53+00:00 Hyago de Mello Berndt tauanamangini@yahoo.com Tauana de Souza Mangini tauanamangini@yahoo.com Daiane de Moura Borges Maria daianedemouraborgesmaria@gmail.com Bruno Taffarel Skittberg brunoskittber@yahoo.com Edison Bisognin Cantarelli cantarelli@ufsm.br <p>Até pouco tempo, o consumo de polpa de açaí era restrito ao estado do Pará e algumas áreas da Amazônia. Nos últimos anos, no entanto, o açaí passou a ser consumido em praticamente todos os estados brasileiros, aumentando sua demanda. Com o aumento do consumo da palmeira <em>Euterpe oleracea</em> no Sul do Brasil, o presente estudo buscou avaliar o efeito de diferentes doses de adubação no crescimento inicial das mudas em viveiro e a sobrevivência na região. O experimento foi realizado no viveiro da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM/FW), utilizando quatro doses de adubação NPK 05.20.20 (25, 50, 75, e 100 g) e uma testemunha. Cada tratamento teve 20 repetições, totalizando 100 amostras, nas quais foram coletados dados de altura e diâmetro do coleto a cada 30 dias, por um período de 120 dias. Os resultados mostraram que as mudas submetidas à dose de 50 g obtiveram as melhores médias, alcançando 45,94 cm de altura. Para o diâmetro do coleto, não houve diferença estatística significativa entre as doses, com as melhores médias observadas nas doses de 50 g (12,29 mm) e 75 g (12,45 mm). A dosagem recomendada para adubação inicial de <em>Euterpe oleracea</em> é de 50 g de NPK 05.20.20 por muda nos primeiros 120 dias. A sobrevivência das mudas não foi influenciada pelos tratamentos de adubação aplicados.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-02-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/489 MÉTODOS DE ESCARIFICAÇÃO PARA QUEBRA DE DORMÊNCIA DE SEMENTES DE TAMBORIL VISGUEIRA (Enterolobium sp.) 2025-02-16T02:40:14+00:00 Kayo Danilo Pinheiro Viana kayo_npb@hotmail.com Marcus Vinicius Vieira Da Costa marcus.atm01@gmail.com Pedro Lucas De Paula Batista pedroldepaula@gmail.com Alexandre Goes Da Silva alexandregoes1103@gmail.com Mayara Neves Santos Guedes maysantos2@yahoo.com.br <p>Um dos principais problemas na produção de mudas e germinação de espécies florestais é a quebra de dormência física do tipo tegumentar. Desta forma, através deste trabalho, objetivou-se avaliar o efeito da escarificação química, mecânica e térmica na quebra de dormência de <em>Enterolobium</em> sp. Os tratamentos aplicados foram: T1-Testemunha, T2-Escarificação mecânica do lado da micrópila, T3-Imersão em água fervente e T4-Imersão em ácido sulfúrico 98%. Em 15 dias foram avaliados a porcentagem de germinação e índice de velocidade de germinação, e no final destes 15 dias foram realizadas as medidas de comprimento da parte aérea e da raiz e obtenção do peso da massa fresca e seca da parte aérea e da raiz. Os dados foram submetidos a análise de variância e ao teste Tukey a 5% de probabilidade para comparação múltipla de médias. Para todos os parâmetros houve diferença estatística significativa do T2 e T4 em relação ao T1 e T3, com isso, conclui-se que o tratamento T2 e T4 foram melhores na quebra de dormência de <em>Enterolobium</em> sp.</p> 2025-02-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/495 PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO EM IPAUMIRIM, UMARI E BAIXIO: ESTRATÉGIAS PARA PRESERVAÇÃO E PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA 2025-02-16T02:39:08+00:00 Jucier Ricarte Saraiva jucierricarte@gmail.com José Israel de Sousa Silva geografoisraell@gmail.com Marquilene Barboza da Silva marquilene88@hotmail.com Maria Mariana de Oliveira Santos marymarianaoliveira25@gmail.com Jeferson Emanuel de Lemos efersonlemos88@gmail.com Jailson Lira Braga jailsongeo5@gmail.com Jefferson Paulo Ribeiro Soares jeffersonwisemen@gmail.com Maria do Socorro Batista sullabatista2014@gmail.com Renildo de Moura Guedes renildo1433@gmail.com Lucas Gomes Cavalcante jucierricarte@gmail.com <p>Este estudo investiga o impacto de intervenções estratégicas em marketing, capacitação técnica e técnicas de manejo e conservação de solo na produtividade da agricultura familiar em regiões semiáridas do Ceará, especificamente em Ipaumirim, Baixio e Umari. Em um contexto onde a vulnerabilidade ambiental afeta diretamente a produção agrícola, foi implementado um programa de capacitação voltado ao uso de ferramentas de marketing digital (WhatsApp Business, redes sociais) e ao manejo sustentável do solo, a fim de fortalecer a sustentabilidade e a competitividade dos pequenos produtores. O objetivo principal foi analisar a evolução da produção de culturas como milho, feijão, jerimum, fava, melancia e gergelim entre dezembro de 2023 e agosto de 2024. A pesquisa adotou uma metodologia mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, como entrevistas semiestruturadas, questionários e observação participante. A análise de dados foi realizada com o auxílio de ferramentas como SPSS e NVivo, proporcionando uma avaliação detalhada dos avanços na produtividade e nas práticas dos agricultores. Os resultados parciais apontam para um aumento expressivo na produção, com destaque para o milho e a melancia, cujas produtividades duplicaram no período analisado. A adoção de práticas de marketing digital e manejo do solo provou-se crucial para ampliar a visibilidade dos produtos e melhorar a resiliência agrícola. Conclui-se que o uso integrado dessas práticas promoveu maior competitividade e sustentabilidade, evidenciando a importância de políticas de apoio e capacitação contínua para o desenvolvimento da agricultura familiar em contextos semiáridos.</p> 2025-02-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/486 SILÍCIO COMO AGENTE MITIGADOR DA RESTRIÇÃO HÍDRICA EM FEIJÃO-CAUPI: AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DE CRESCIMENTO 2025-02-16T02:40:46+00:00 Guilherme Felix Dias guilhermefelix038@gmail.com Semako Ibrahim Bonou bonouibrahim@gmail.com Priscylla Marques de Oliveira Viana priscylla.viana@aluno.uepb.edu.br Rayanne Silva de Alencar rayannesilvadealencar@gmail.com Letícia Diniz Ribeiro leticiadiniz.bio@gmail.com Igor Eneas Cavalcante igorencavalcante@gmail.com Yngrid Mikhaelly Lourenço de Araujo yngrid.araujo@aluno.uepb.edu.br Rosana Araujo Martins Lucena rosanalucena123456@gmail.com Túlio William da Silva Gonçalves tulio.goncalves@aluno.uepb.edu.br Alberto Soares de Melo albertosoares915@gmail.com <p>O<em> Vigna unguiculata</em> é uma leguminosa amplamente cultivada devido ao seu elevado valor nutricional e econômico. Embora possua adaptações para suportar condições adversas, esta planta pode sofrer diversas alterações negativas quando submetida ao estresse abiótico, especialmente ao estresse hídrico. Por esse motivo, é essencial buscar tecnologias que viabilizem o cultivo dessa cultura sob tais adversidades. Nesse sentido, objetivou-se avaliar a eficácia da pulverização foliar de silício, na mitigação dos danos causados pelo estresse hídrico em feijão-caupi, focando nos parâmetros de crescimento da planta. Para tanto, foi conduzido um experimento em estufa utilizando-se de delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições, sendo avaliadas plantas com e sem restrição hídrica e dois tratamentos, sendo, Controle (Nada Aplicado) e silício (300 mg/L Si). Foram avaliados, taxa de crescimento relativo da parte aérea (TCRA, cm cm<sup>-1</sup> dia<sup>-1</sup>), Taxa de crescimento relativo caulinar (TCRC, mm mm<sup>-1</sup> dia<sup>-1</sup>), Razão de área foliar (RAF, cm² g<sup>-1</sup>), Razão de massa foliar (RMF, g g<sup>-1</sup>) e área foliar específica (AFE, mg mm<sup>2</sup>). Os dados foram submetidos à análise de variância e testes de comparações de médias. Conclui-se que, o estresse hídrico reduziu o crescimento do feijão-caupi nas variáveis TCRA, TCRC, RMF e AFE, mas não afetou a RAF. A suplementação com silício melhorou a maioria das variáveis estudadas, sugerindo que o silício pode beneficiar o crescimento do feijão-caupi sob estresse hídrico. No entanto, mais pesquisas são necessárias para entender completamente os efeitos do silício como agente mitigador.</p> 2025-02-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/492 ANÁLISE DE SEMENTES DE TAMBORIL (Enterolobium timbouva Mart.) e TAMBORIL VISGUEIRA (Enterolobium schomburgkii (Benth.) Benth.) 2025-02-16T02:39:43+00:00 Mayara Neves Santos Guedes mayaraguedes@ufpa.br Rosineide Monteiro dos Santos rosimonteiro.atm@gmail.com Placido Ferreira Machado Neto Juruna placidojuruna640@gmail.com Amanda Pinheiro Maciel amandapinheiromaciel@gmail.com Ana Andreza Borges Xipaia Andreza.borges94@hotmail.com Elias Souza Rufino eliasrufino961@gmail.com Jessica Martins da Cunha jhesyka99cunha@gmail.com Lorrane Alves Mascarenhas lorranemascarenhas0@gmail.com <p>A análise de sementes é necessária para avaliar a qualidade e garantir o sucesso no plantio. O objetivo do trabalho foi realizar a análise de sementes de <em>Tamboril</em> (<em>Enterolobium timbouva </em>Mart.) e Tamboril visgueira (<em>Enterolobium schomburgkii </em>(Benth.) Benth.) e avaliar a eficiência germinativa das sementes de Tamboril submetidas a diferentes métodos de quebra de dormência tegumentar. Foi realizado o teste de pureza, peso de mil sementes, determinação de biometria e grau de umidade de sementes. O experimento teve cinco tratamentos para o teste de germinação, &nbsp;no T1&nbsp;as sementes foram desinfetadas e secas, nos&nbsp; tratamentos T2&nbsp; e T3 as sementes foram escarificadas mecanicamente&nbsp;do&nbsp;lado oposto e na micrópila,&nbsp;respectivamente, no&nbsp;T4&nbsp;as sementes foram&nbsp;embebidas&nbsp;em água fervente por 5&nbsp;minutos&nbsp;e no&nbsp;T5&nbsp;tratadas com ácido sulfúrico por 30 minutos,&nbsp;seguido&nbsp;de lavagem. As sementes de tamboril apresentaram pureza de 97%, enquanto as de tamboril visgueira, 85%. A média do Peso de Mil Sementes foi mantida, com um coeficiente de variação inferior a 4%. A umidade variou entre as repetições, com R1 registrando a maior umidade (38,48% para tamboril e 47,48% para tamboril visgueira), R3 registrou a menor umidade (35,11% para tamboril). A avaliação estatística apontou que o modelo é apropriado, apresentando diferenças significativas entre os tratamentos (P &lt; 0,05). No entanto, as diferenças entre os tratamentos T2, T3 e T5 não se destacaram. As repetições R2 obtiveram as médias mais altas de germinação e emergência.</p> 2025-02-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/490 METAIS PESADOS EM CORRETIVOS E FERTILIZANTES AGRÍCOLAS: METANÁLISE 2025-02-16T02:40:04+00:00 Wanderson Benerval De Lucena wandersondelucena@gmail.com Daniel Carlos Machado daniel.c.machado@unesp.br Deysiele Oliveira Alves deysiele.oliveira@unesp.br <p>Metais pesados são comuns na agricultura, em especial, corretivos e fertilizantes agrícolas. Embora alguns desses metais possam ser considerados micronutrientes ou de efeito benéfico, há exceções. Apresentar uma revisão sistemática baseada numa metanálise robusta sobre o uso de corretivos e fertilizantes na agricultura. Revisão bibliográfica seguida de metanálise do tipo forestplot e abordagem multivariada com análise de componentes principais com agrupamentos. Os fertilizantes do tipo superfosfatos apresentam elevados teores de cobre (&gt; 360 mg Kg<sup>-1</sup>). A adubação com lodo de esgoto solarizado eleva a quantidade de chumbo em Cambissolos. Foram encontradas altas concentrações de zinco e cobre nas folhas quando adubados com lodo de esgoto solarizado, enquanto lodo de esgoto vermicompostado elevou a concentração de cromo nas folhas. Corretivos foram associados ao fornecimento de micronutrientes, enquanto fertilizantes foram associados ao fornecimento de metais pesados, como zinco, cobre e níquel. Existem evidências estatísticas da presença de metais pesados, acrescidos de cromo e chumbo, nas folhas.</p> 2025-02-15T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/522 A EMERGÊNCIA DA HISTÓRIA AMBIENTAL DE UBERABA E TEMPORALIDADES: ESTUDO DA NATUREZA E CIDADE NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL NO ENSINO BÁSICO 2025-02-23T02:52:06+00:00 Alexandar Maria de Carvalho Alves alexandarcarvalho7@gmail.com Geisla Aparecida de Carvalho geislacarvalho@gmail.com <p>Este artigo analisa a emergência histórico-cultural da história ambiental em Uberaba, Minas Gerais, conforme perspectivas de autores. Martinez (2016, p. 40), destaca a necessidade de explicitar as variáveis que sustentam a relação entre evidências e explicações de eventos históricos e culturais. Reconhece-se a inseparabilidade entre natureza, cidade e cultura, embora existam processos naturais, sociais e culturais ainda fora do controle humano. A pesquisa aborda a problemática ambiental urbana gerada pela modernidade capitalista, utilizando uma abordagem histórico-dialética qualitativa e bibliográfica, baseada em documentos do Arquivo Público Municipal de Uberaba (APU) de 2005. O artigo divide-se em três partes sobre a história ambiental na educação pública. A primeira examina a questão da natureza no contexto da globalização capitalista, com foco na realidade socioambiental contemporânea. A segunda explora a emergência da história ambiental, seu caráter interdisciplinar e sua interface com a geografia urbana, investigando a relação entre natureza e cidade. A terceira parte discute a importância de propor soluções para problemas ambientais urbanos no contexto da produção da cidade e do desenvolvimento sustentável. Os dados indicam que 78% dos estudantes desconhecem o tema, enquanto 22% aprendem sobre ele por meio do projeto político-pedagógico e da Educação Ambiental (EA), realizados anualmente na escola. Conclui-se que, frente à globalização neoliberal, a cidade se torna um espaço estratégico para tanto a reprodução do sistema capitalista quanto para a construção de um novo paradigma socioeconômico e ambiental, especialmente na educação básica.</p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/524 DESAFIOS E SOLUÇÕES PARA O CAPACITISMO NO AMBIENTE ESCOLAR 2025-02-21T23:56:15+00:00 Felipe Azevedo da Silva Vieira felipeazvedo20@gmail.com Inêis de Maria Silva Rodrigues ineissilva93@gmail.com Eduardo Johny da Silva Almeida johnysilva1456@gmail.com Cleverson Mesquita Ferreira cleversonmesquitabio@gmail.com Gleice Kézia de Oliveira da Silva gleicekeziaueva@gmail.com Manoel Gustavo Marques Santana manoelgustavobio@gmail.com Ana Carolayne Silva Carneiro ccarolayne393@gmail.com Lucas Costa dos Santos lucas.garveon@gmail.com Jacinto Lima Farias jacintofarias1@gmail.com Ricardo de Oliveira Tavares ricares12@gmail.com <p>O capacitismo é uma forma de discriminação baseada na crença de que a habilidade física ou mental de um indivíduo determina seu valor e sua capacidade de contribuir com a sociedade. Este trabalho consiste em investigar e analisar o capacitismo na comunidade escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, em Sobral, Ceará. A análise foi realizada por meio da aplicação de um questionário pelo Google Forms. As perguntas foram organizadas em três grupos: percepção do capacitismo, experiências pessoais vivenciadas e atitudes em relação às pessoas com deficiências. A amostra foi composta por 19 membros da comunidade escolar, incluindo estudantes do 3º ano, professores e núcleo gestor. Os resultados indicaram um nível razoável de conscientização sobre o capacitismo, com a maioria afirmando já ter ouvido falar sobre o tema. No entanto, ainda há uma parcela significativa que não está familiarizada com o conceito, ressaltando a necessidade contínua de educação e sensibilização. As respostas revelaram uma compreensão ampla do termo "capacitismo" como uma forma de exclusão, preconceito e discriminação contra PCDs. Também foi observado que mais da metade dos participantes presenciou situações de discriminação ou preconceito contra PCDs na escola. Esses resultados destacam a importância de promover uma cultura escolar mais inclusiva e igualitária, por meio de políticas e práticas que assegurem a acessibilidade física e cognitiva, o desenvolvimento de currículos e materiais didáticos acessíveis, além da promoção de uma cultura de respeito, empatia e inclusão em todo o ambiente escolar.</p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/523 AGRICULTURA URBANA COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE (RELATO DE EXPERIÊNCIA) 2025-02-21T23:51:41+00:00 Rafaela Oliveira Araújo rafaela_oa@hotmail.com <p>O presente relato descreve a implementação de um projeto de intervenção nas Escolas Públicas de Cabedelo, PB, focado no uso da agricultura urbana como uma ferramenta pedagógica para promoção da educação ambiental e alimentar. A proposta envolveu o plantio de hortaliças pelos alunos em suas residências, além de atividades interdisciplinares em parceria com outros docentes. O projeto buscou estimular o protagonismo estudantil, fomentar hábitos alimentares saudáveis e desenvolver a consciência crítica sobre a preservação do meio ambiente e o uso de agrotóxicos. Os resultados evidenciam o fortalecimento do senso de responsabilidade dos alunos e a integração de suas famílias no processo de aprendizagem.</p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health https://bio10publicacao.com.br/jesh/article/view/525 INVESTIGANDO AS DIRETRIZES INTERCULTURAIS DA EDUCAÇÃO INDÍGENA, EJA, DO CAMPO E QUILOMBOLA EM MINAS GERAIS: INTERFACES E DESAFIOS 2025-03-18T03:02:20+00:00 Alexandar Maria de Carvalho Alves alexandarcarvalho7@gmail.com Geisla Aparecida de Carvalho geislacarvalho@gmail.com <p>Este trabalho analisa as diretrizes políticas da Educação Escolar Indígena e Quilombola na Educação Básica de Minas Gerais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9.394/1996 define a educação básica como um nível que abrange modalidades como Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Profissional, Educação Indígena, do Campo e Quilombola. A pesquisa foi desenvolvida com base em documentos oficiais e públicos, disponibilizados pelo Ministério da Educação, na seção Diretrizes para a Educação Básica. Para tanto, foi realizado um estudo em documentos escritos, contemporâneos, oficiais e públicos, disponibilizados no site do Ministério da Educação, em seção denominada Diretrizes para a Educação Básica. Os dados foram coletados por meio de seis (6) questionários semiestruturados e analisados em quatro eixos principais: Educação Escolar Indígena, EJA, Educação do Campo e Educação Quilombola. Metodologicamente, a pesquisa fundamenta-se em fontes bibliográficas e documentais, e revisou a literatura e legislação relevante sobre o direito educacional desses povos. A abordagem qualitativa permitiu detalhar práticas pedagógicas e a capacitação docente de professores, especialistas e gestores das modalidades investigadas. A análise mostrou que 86% dos professores desconheciam as legislações aplicáveis, enquanto 14% participavam de cursos de atualização e conheciam as normativas. Entre os resultados, destaca-se o papel dos movimentos sociais no fortalecimento de políticas públicas para a Educação Indígena, do Campo e Quilombola, que funcionam como instrumentos de resistência e promoção da igualdade racial. O estudo indica a necessidade de problematizar a transversalidade da aprendizagem nessas modalidades, considerando as diferenças socioculturais.</p> 2025-03-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Journal of Education Science and Health