Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar <p>A <strong>Revista Ensinar (RENSIN)</strong>, <span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none"><strong>eISSN: 2965-4823</strong>, </span>realiza publicações na área de ensino de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Química e Física). As submissões ocorrem em fluxo contínuo, assim, disponibiliza os artigos tão logo aprovados e editorados, para garantir que o tempo máximo entre submissão e publicação seja entre 30 e 90 dias. A Revista Ensinar aceita estudos produzidas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado e de pesquisadores em todos os níveis de carreira. E temos como objetivo promover a ciência por meio do acesso aberto à informação, com qualidade, sustentabilidade e otimização dos custos.</p> pt-BR revistaensinar@gmail.com (Bio10 Digital Cursos) bio10digital@gmail.com (Prof. Me. Junielson Soares da Silva) Thu, 03 Aug 2023 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.12 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 GALLERY WALK E A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA EM CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/213 <p>O ensino e aprendizagem de Embriologia apresentam alguns desafios por parte dos docentes, principalmente pelo fato da escassez de materiais didáticos, que permitam que os estudantes compreendam os conceitos e a dinâmica envolvida. As aulas ficam restritas apenas a parte teórica e observação de imagens e esquemas, não propiciando ao aluno um papel mais ativo dentro da sala de aula. Assim, faz-se necessário desenvolver estratégias alternativas, para que eles consigam ser protagonistas da construção do seu próprio conhecimento. Nesse cenário, as metodologias ativas surgem como uma forma de oferta de educação de qualidade, em que o aluno passa a ser o centro do processo educativo e não apenas um coadjuvante. O objetivo dessa proposta didática foi proporcionar aos alunos de graduação, da área da saúde, um melhor entendimento do estudo da Embriologia. Para isso foi realizada uma atividade dividida em três etapas: (1) aulas expositivas dialogadas a respeito das diferentes fases do desenvolvimento embrionário; (2) confecção de modelos didáticos, por meio do uso de massa de modelar, dessas etapas e (3) o uso da metodologia colaborativa <em>Gallery Walk</em>, para discutir tópicos especiais dentro dessa disciplina. Diante disso, observou-se que por meio dessas ferramentas os alunos puderam aprender de forma mais clara, motivadora e contextualizada. Esses recursos são agentes facilitadores que geram uma maior interação e dinamismo, favorecendo uma aprendizagem significativa, pois é o educando quem realiza a ação durante a aquisição das informações.</p> Fabiana Luca Alves, Marina Peixoto Vianna Copyright (c) 2023 Revista Ensinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/213 Wed, 09 Aug 2023 00:00:00 +0000 HISTOMOB: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM SITE PARA O ESTUDO DE HISTOLOGIA https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/235 <p>O objetivo do presente trabalho, foi desenvolver um <em>site</em>, que contribuísse com o ensino e aprendizagem na disciplina de Histologia no ensino superior. Para isso, os monitores da disciplina utilizaram a&nbsp;plataforma <em>Webnode </em>para a produção do <em>site</em>. Para avaliar quesitos educacionais de aprendizado, foi atribuído um questionário aos estudantes, produzido na ferramenta <em>Google Forms</em>, contendo cinco questões baseadas no conteúdo disponibilizado dentro do <em>site</em>. O intuito foi avaliar a plataforma e compreender sua importância na rotina de estudo dos alunos. Os resultados indicam que a plataforma foi bem avaliada, destacando-se positivamente os conteúdos internos, como jogos, atlas, conteúdo teórico e videoaulas. Isso demonstra a relevância das ferramentas digitais nas universidades para promover melhores condições de ensino e aprendizagem&nbsp;em&nbsp;Histologia.</p> Emanoel da Silva Félix, Maria Laura Alves de Sousa, Anderson Weiny Barbalho Silva, Ricardo de Oliveira Tavares Copyright (c) 2024 Revista Ensinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/235 Fri, 15 Dec 2023 00:00:00 +0000 METAJOGO DA ECOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM LÚDICA SOBRE A DINÂMICA DE POPULAÇÕES https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/239 <p>Temas ecológicos são amplamente trabalhados em sala de aula, mas normalmente, com conceituação de processos. Com isso, faz-se assim necessário que as abordagens ecológicas sejam trabalhadas, além das aulas teóricas, para uma melhor aprendizagem. Uma metodologia que pode ser utilizada para abordar temas em Biologia são os jogos didáticos. O objetivo desse trabalho é apresentar um jogo como proposta para o ensino sobre dinâmica de populações chamado Metajogo da Ecologia. Para isso, foram elaboradas fichas com situações-problema, sorte ou azar com base em situações naturais ou causadas pelo ser humano que estejam envolvidas nos parâmetros populacionais (nascimentos, mortes, emigração e imigração). Além disso, foram abordados termos importantes para o entendimento da dinâmica de metapopulações, como dispersão e variabilidade genética e também, a capacidade de suporte de uma área. Conclui-se, portanto que esse jogo pode ser uma ótima ferramenta para o aprendizado sobre a dinâmica populacional e de Metapopulação.</p> Lorena de Oliveira Tabosa Nascimento, Carlos Henrique Nascimento Tabosa, Leandra Marques Chaves Melim Copyright (c) 2023 Revista Ensinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/239 Fri, 15 Dec 2023 00:00:00 +0000 UTILIZAÇÃO DO PODCAST NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/211 <p>No contexto de uso de tecnologias digitais associadas à educação, o presente estudo objetivou investigar a aceitabilidade e o desempenho de discentes da Educação Básica no que se refere à utilização do podcast como ferramenta metodológico no Ensino de Biologia. Com aspecto qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida em uma turma de educação básica do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba, composta por 30 alunos, nas seguintes fases: 1 – apresentação da proposta metodológica; 2 – produção de Podcasts; 3 – apresentação dos Podcasts em sala de aula; e 4 – produção e aplicação de um questionário que investiga a percepção dos discentes. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos acreditam que as tecnologias digitais contribuem para o Ensino de Biologia. Entretanto, poucos estudantes conheciam o Podcast como ferramenta metodológica para o ensino. De todo modo, concordam que essa ferramenta possa contribuir para a aprendizagem em Biologia e se sentem capazes de produzi-lo. A perspectiva é de que o Podcast seja cada vez mais usado no Ensino de Biologia, tendo em vista suas vantagens relacionadas a fácil produção, disseminação e compreensão das informações.</p> Natanael Charles da Silva, Adauto de Vasconcelos Montenegro, Edimilson Matias Lima, Antonio Alison Pinheiro Martins, Ana Gabriela Rodrigues Cardoso Copyright (c) 2023 Revista Ensinar https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/211 Mon, 31 Jul 2023 00:00:00 +0000