https://bio10publicacao.com.br/ensinar/issue/feed Revista Ensinar 2024-01-10T20:26:01+00:00 Bio10 Digital Cursos revistaensinar@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Ensinar (RENSIN)</strong>, <span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none"><strong>eISSN: 2965-4823</strong>, </span>realiza publicações na área de ensino de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Química e Física). As submissões ocorrem em fluxo contínuo, assim, disponibiliza os artigos tão logo aprovados e editorados, para garantir que o tempo máximo entre submissão e publicação seja entre 30 e 90 dias. A Revista Ensinar aceita estudos produzidas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado e de pesquisadores em todos os níveis de carreira. E temos como objetivo promover a ciência por meio do acesso aberto à informação, com qualidade, sustentabilidade e otimização dos custos.</p> https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/213 GALLERY WALK E A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE EMBRIOLOGIA EM CURSOS DA ÁREA DE SAÚDE 2023-09-05T04:43:27+00:00 Fabiana Luca Alves fabianalucaalves@gmail.com Marina Peixoto Vianna vianna_mp@yahoo.com.br <p>O ensino e aprendizagem de Embriologia apresentam alguns desafios por parte dos docentes, principalmente pelo fato da escassez de materiais didáticos, que permitam que os estudantes compreendam os conceitos e a dinâmica envolvida. As aulas ficam restritas apenas a parte teórica e observação de imagens e esquemas, não propiciando ao aluno um papel mais ativo dentro da sala de aula. Assim, faz-se necessário desenvolver estratégias alternativas, para que eles consigam ser protagonistas da construção do seu próprio conhecimento. Nesse cenário, as metodologias ativas surgem como uma forma de oferta de educação de qualidade, em que o aluno passa a ser o centro do processo educativo e não apenas um coadjuvante. O objetivo dessa proposta didática foi proporcionar aos alunos de graduação, da área da saúde, um melhor entendimento do estudo da Embriologia. Para isso foi realizada uma atividade dividida em três etapas: (1) aulas expositivas dialogadas a respeito das diferentes fases do desenvolvimento embrionário; (2) confecção de modelos didáticos, por meio do uso de massa de modelar, dessas etapas e (3) o uso da metodologia colaborativa <em>Gallery Walk</em>, para discutir tópicos especiais dentro dessa disciplina. Diante disso, observou-se que por meio dessas ferramentas os alunos puderam aprender de forma mais clara, motivadora e contextualizada. Esses recursos são agentes facilitadores que geram uma maior interação e dinamismo, favorecendo uma aprendizagem significativa, pois é o educando quem realiza a ação durante a aquisição das informações.</p> 2023-08-09T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2023 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/235 HISTOMOB: DESARROLLO Y EVALUACIÓN DE UN SITIO WEB PARA EL ESTUDIO DE LA HISTOLOGÍA 2023-12-25T17:09:05+00:00 Emanoel da Silva Félix emanoelfelix.bio@gmail.com Maria Laura Alves de Sousa malaura420@gmail.com Anderson Weiny Barbalho Silva andersonweiny@sobral.ufc.br Ricardo de Oliveira Tavares ricardo_tavares@uvanet.br <p>El objetivo del presente trabajo fue desarrollar un sitio web que contribuyera a la enseñanza y aprendizaje en la disciplina de Histología en la educación superior. Para ello, los monitores de la asignatura utilizaron la plataforma Webnode para la creación del sitio. Para evaluar aspectos educativos de aprendizaje, se administró un cuestionario a los estudiantes, el cual fue elaborado en la herramienta Google Forms, con cinco preguntas basadas en el contenido disponible en el sitio. El propósito era evaluar la plataforma y comprender su importancia en la rutina de estudio de los alumnos. Los resultados indican que la plataforma fue bien valorada, destacándose positivamente los contenidos internos como juegos, atlas, contenido teórico y videoaulas. Esto demuestra la relevancia de las herramientas digitales en las universidades para promover mejores condiciones de enseñanza y aprendizaje&nbsp;en&nbsp;Histología.</p> 2023-12-15T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2024 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/239 METAJOGO DA ECOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM LÚDICA SOBRE A DINÂMICA DE POPULAÇÕES 2024-01-10T20:26:01+00:00 Lorena de Oliveira Tabosa Nascimento lorenabiocederj@gmail.com Carlos Henrique Nascimento Tabosa bio10digital@gmail.com Leandra Marques Chaves Melim bio10digital@gmail.com <p>Temas ecológicos são amplamente trabalhados em sala de aula, mas normalmente, com conceituação de processos. Com isso, faz-se assim necessário que as abordagens ecológicas sejam trabalhadas, além das aulas teóricas, para uma melhor aprendizagem. Uma metodologia que pode ser utilizada para abordar temas em Biologia são os jogos didáticos. O objetivo desse trabalho é apresentar um jogo como proposta para o ensino sobre dinâmica de populações chamado Metajogo da Ecologia. Para isso, foram elaboradas fichas com situações-problema, sorte ou azar com base em situações naturais ou causadas pelo ser humano que estejam envolvidas nos parâmetros populacionais (nascimentos, mortes, emigração e imigração). Além disso, foram abordados termos importantes para o entendimento da dinâmica de metapopulações, como dispersão e variabilidade genética e também, a capacidade de suporte de uma área. Conclui-se, portanto que esse jogo pode ser uma ótima ferramenta para o aprendizado sobre a dinâmica populacional e de Metapopulação.</p> 2023-12-15T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2023 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/211 UTILIZAÇÃO DO PODCAST NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA 2023-09-05T04:43:31+00:00 Natanael Charles da Silva natanael.silva@ifpa.edu.br Adauto de Vasconcelos Montenegro adautomontenegro@gmail.com Edimilson Matias Lima edimilson45@yahoo.com.br Antonio Alison Pinheiro Martins antonio.martins@iemci.ufpa.br Ana Gabriela Rodrigues Cardoso anagabicardoso@yahoo.com.br <p>No contexto de uso de tecnologias digitais associadas à educação, o presente estudo objetivou investigar a aceitabilidade e o desempenho de discentes da Educação Básica no que se refere à utilização do podcast como ferramenta metodológico no Ensino de Biologia. Com aspecto qualitativo, a pesquisa foi desenvolvida em uma turma de educação básica do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba, composta por 30 alunos, nas seguintes fases: 1 – apresentação da proposta metodológica; 2 – produção de Podcasts; 3 – apresentação dos Podcasts em sala de aula; e 4 – produção e aplicação de um questionário que investiga a percepção dos discentes. Os resultados apontaram que a maioria dos alunos acreditam que as tecnologias digitais contribuem para o Ensino de Biologia. Entretanto, poucos estudantes conheciam o Podcast como ferramenta metodológica para o ensino. De todo modo, concordam que essa ferramenta possa contribuir para a aprendizagem em Biologia e se sentem capazes de produzi-lo. A perspectiva é de que o Podcast seja cada vez mais usado no Ensino de Biologia, tendo em vista suas vantagens relacionadas a fácil produção, disseminação e compreensão das informações.</p> 2023-07-31T00:00:00+00:00 Derechos de autor 2023 Revista Ensinar