https://bio10publicacao.com.br/ensinar/issue/feed Revista Ensinar 2025-02-22T00:00:00+00:00 Bio10 Digital Cursos revistaensinar@gmail.com Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Ensinar (RENSIN)</strong>, <span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none"><strong>eISSN: 2965-4823</strong>, </span>realiza publicações na área de ensino de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Química e Física) e Educação Ambiental. As submissões ocorrem em fluxo contínuo, assim, disponibiliza os artigos tão logo aprovados e editorados, para garantir que o tempo máximo entre submissão e publicação seja entre 30 e 90 dias. A Revista Ensinar aceita estudos produzidas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado e de pesquisadores em todos os níveis de carreira. E temos como objetivo promover a ciência por meio do acesso aberto à informação, com qualidade, sustentabilidade e otimização dos custos.</p> https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/513 ESCOLHA DA CARREIRA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO DOCENTE DE BIOLOGIA 2025-02-21T21:23:13+00:00 Suyane do Nascimento Rodrigues Suyane.rodrigues@outlook.com Lucilene Silva Pereira Soares lspsoares@gmail.com <p>O presente estudo trata das motivações que levaram os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no ano de 2023, a optar por esse curso de formação. O trabalho constitui-se em uma pesquisa de natureza qualitativa com uma abordagem descritiva, que fez uso de entrevistas para a coleta de dados. A partir da análise das respostas dos entrevistados pôde-se observar que tais motivações podem ter ligações diretas com a estruturação da identidade profissional desses estudantes, bem como compreender a importância dos estágios curriculares e dos programas de formação para a construção dessa identidade. Após a análise dos dados coletados foi possível confirmar que os programas de formação docente e os estágios são de grande relevância para a formação e desenvolvimento dos estudantes para com a futura profissão, bem como a garantia da manutenção dos licenciandos na universidade beneficiado por meio do apoio financeiro ofertado. E que as motivações são únicas de cada indivíduo, que vão desde de influências pessoais a fatores econômicos, visto que estas surgem de vivências, experiências e do meio social a qual estão inseridos, sendo também a chave para formação da identidade profissional dos discentes</p> <p> </p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/516 EXPLORANDO O MUNDO DA GENÉTICA DO SANGUE: OFICINA PARA JOVENS DE ESCOLA PÚBLICA DE RECIFE 2025-02-21T23:27:22+00:00 Katarine Gabriely Aurista do Nascimento katarinegabriely159@gmail.com Manuelle Alves Miranda manuelle.miranda@ufpe.br Beatriz Amália de Lima Santos beatriz.amalia@ufpe.br Rayanne Regina Vasconcelos Fernandes rayanne.fernandes@ufrpe.br Kátia Alves Ribeiro katia.alves@ufpe.br <p>A genética é um tema importante ensinado nas escolas, ela investiga como o material hereditário é transmitido de uma geração para outra através dos genes e como ele se expressa. Assim, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes sobre genética humana, aproximá-los do meio acadêmico e incentivá-los o estudo das ciências biológicas, foi realizado um trabalho na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ginásio Pernambucano, em 26 de setembro de 2023, pela Liga Acadêmica de Genética Humana. A atividade envolve um workshop sobre "Genética do Sangue", utilizando materiais simples e acessíveis, como pequenas bolas de isopor, palitos de dente pintados em verde e amarelo, além de sucos em pó de uva e laranja para representar antígenos e anticorpos presentes no sangue. Durante o workshop, foram distribuídos panfletos sobre doação de sangue e promovida uma roda de conversa com os alunos. As três dinâmicas&nbsp; realizadas despertaram grande interesse e curiosidade, levando os estudantes a discutir temas como doação de sangue, tipagem sanguínea, hemofilia e eritroblastose fetal. A interação entre os alunos da EREM Ginásio Pernambucano, os membros da Liga Acadêmica de Genética Humana e os funcionários da escola propôs a eficácia das práticas extensionistas, promovendo o desenvolvimento cognitivo dos estudantes do ensino médio e contribuindo para a aprendizagem de conteúdo das ciências biológicas.</p> <p>&nbsp;</p> <p>não foram 3?&nbsp;<a href="#_msoanchor_1">[UC1]</a></p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/512 GUIA FOTOGRÁFICO DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE LIQUENS NO INTERIOR DO MUNICÍPIO DE SERTÃO - RS 2025-02-21T21:16:32+00:00 Laísa Pereira laisapereira1102@gmail.com Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros maria.medeiros@sertao.ifrs.edu.br <p>Os liquens são associações simbióticas entre fungos e algas. Esses organismos constituem um grupo muito diverso, e podem ser classificados de acordo com a sua forma de crescimento, sendo os principais tipos os fruticosos, foliosos e crostosos. Há uma grande preocupação com o ensino tradicional de ciências, que muitas vezes se baseia na memorização de fatos e fórmulas sem proporcionar uma compreensão profunda e uma conexão significativa com o assunto. O ensino básico de ciências que compreende o ensino médio tem visado agregar diferentes abordagens pedagógicas no processo educacional, visando instigar os sujeitos envolvidos, levando-os ao processo de construção do conhecimento para que efetivamente ocorra a aprendizagem. Deste modo, o presente estudo tem, como objetivo geral, analisar se e como a utilização de um guia de campo sobre os liquens pode melhorar a compreensão e o interesse dos estudantes no ensino da biologia desse grupo de organismos. A metodologia empregada envolveu diferentes fontes bibliográficas, como teses e dissertações acadêmicas, artigos científicos, revistas de divulgação científica entre outros. Além disso, foi utilizado também, como recurso didático diferencial, um guia fotográfico de campo resultante de um trabalho de conclusão de curso anterior sobre a amostragem da comunidade de liquens. As atividades desenvolvidas aconteceram em sequência didática contendo três etapas. A partir dos resultados obtidos neste estudo, conclui-se que a sequência didática envolvendo aula teórica e aula prática de campo, com auxílio de guia ilustrado, foi uma experiência positiva no processo ensino-aprendizagem sobre os liquens, nas duas turmas em que foi aplicada.</p> 2024-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/518 PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSRES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA 2025-02-21T23:33:31+00:00 Rafael Alberto Moretto rafael.alberto@baraodemaua.br Andréa Cristina Tomazelli tomazelli38@gmail.com Cibele Randi Barbosa cibele.barbosa@baraodemaua.br Glaucya de Figueiredo Mecca glaucya.mecca@baraodemaua.br Janaina Fernanda de Souza Gonçalves Neto janaina.souza@baraodemaua.br Lucila Costa Zini Angelotti lucila.zini@gmail.com <p>Este trabalho tem como tema central a formação de professores de Biologia, realizada no âmbito de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma Instituição de Ensino Superior particular do estado de São Paulo. De maneira específica, analisa a importância das atividades de Prática como Componente Curricular (PCC) em diferentes disciplinas do curso. O objetivo deste trabalho, portanto, é discutir como a PCC pode contribuir para o desenvolvimento profissional e para o fortalecimento da identidade dos futuros professores de Biologia, articulando teoria e prática. De cunho qualitativo, o estudo tem como <em>corpus</em> as atividades de PCC articuladas às disciplinas de Geologia e Paleontologia, Anatomia e Morfologia Vegetal, Parasitologia e Zoologia, o qual foi discutido na perspectiva do estudo de casos múltiplos, onde cada atividade de PCC realizada é considerada como um caso. Dessa forma, entendemos tratar-se de uma pesquisa exploratório-descritiva. Como resultado deste trabalho, são apresentadas algumas das atividades de PCC desenvolvidas pelos licenciandos de diferentes anos do curso de Ciências Biológicas em diferentes disciplinas, articuladas com as competências e habilidades da BNCC e em consonância com as competências do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação e o perfil do egresso que pretendemos formar, contribuindo, de maneira direta, para a formação dos futuros professores, além de incentivando-os a refletir sobre sua <em>práxis</em> pedagógica.</p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/511 ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DA ECOLOGIA UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE RIO TINTO-PB 2025-02-21T21:07:06+00:00 Tarcianne Maria de Lima Oliveira tarci_ecologia@hotmail.com Maria do Ceo Rodrigues Pessoa tarciecobio@gmail.com Micheline de Azevedo Lima tarcioliveira90@gmail.com <p>Ecologia é um tema cada vez mais recorrente na mídia e em nosso dia a dia. Desse modo, o ensino de Ecologia, através das disciplinas de Ciências, no Ensino Fundamental, e de Biologia, no Ensino Médio, tem uma grande importância, no sentido de contextualizar corretamente o termo, suas aplicações e fundamentação teórica. Como os estudos de Ecologia estão diretamente ligados às questões de funcionamento do ecossistema, é de extrema importância que as crianças e os jovens aprendam nas escolas seus princípios básicos e sua fundamentação teórica para que esse conteúdo seja contemplado de forma efetiva no Tema Contemporâneo Transversal Meio Ambiente e que seja trabalhado de maneira correta. Este trabalho possui por objetivo traçar o perfile estratégias adotadas por professores do ensino fundamental para o ensino de Ecologia em escolas de Rio Tinto/Paraíba, identificando as principais dificuldades de ensinar Ecologia e propor estratégias de ensino para os professores que vise auxiliar e complementar as aulas de ecologia, possibilitando a melhoria do aprendizado dos estudantes com relação a este conteúdo. Percebeu-se que existe a necessidade de um lugar destacado para a Ecologia no currículo escolar, um status de disciplina separada da Ciência em função da grande importância no contexto social, político, econômico e científico, sendo necessário apresentar estímulos mais aprofundados no ensino da ecologia, devido sua importância para o planeta e para a qualidade de vida da sociedade, lembrando que o conhecimento de fenômenos naturais, seus fundamentos, suas leis, etc., é o que nos permite decidir e atuar de forma a resolver as nossas necessidades sem destruir o nosso planeta.</p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/519 O POTENCIAL EDUCATIVO DO FILME Barbie (2023) NA EDUCAÇÃO CTS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS 2025-02-21T23:35:35+00:00 Thaís Mendes Rocha profthaismendesrocha@gmail.com Letícia Ferreira leticiah.ferreira2010@gmail.com Thais Cristina dos Santos Carneiro thaissarom@hotmail.com Thalia Mendes Rocha mendesrochathalia@gmail.com Daniele Francine Machado professoradanielefrancine@gmail.com Tatiane Ferreira Borges taty_ferreiraborges@hotmail.com <p>Diante da crescente demanda por abordagens pedagógicas inovadoras no ensino de Ciências e da necessidade de discutir criticamente as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), surge a questão: como o filme <em>Barbie</em> (2023) pode ser utilizado como recurso educativo para promover reflexões sobre estereótipos de gênero, consumismo e impacto tecnológico no ensino de Ciências? O presente artigo tem como objetivo analisar o potencial educativo do filme <em>Barbie</em> no contexto da Educação CTS para o ensino de Ciências. A análise foi realizada por meio da "Ficha de Leitura de Imagens Fílmicas (LIF) com Enfoque CTS", que envolve três etapas: seleção do filme, descrição dos elementos fílmicos e interpretação das interações CTS. O estudo identificou que o filme oferece oportunidade para discutir questões como a desconstrução de estereótipos de gênero, o impacto do consumismo e as implicações tecnológicas e sociais de produtos culturais. Além disso, o filme aborda temas como sustentabilidade e os efeitos das inovações tecnológicas na sociedade contemporânea. A partir dessas temáticas, o artigo destaca como <em>Barbie</em> pode ser utilizado para promover debates interdisciplinares no ensino de Ciências, incentivando os alunos a refletirem sobre o papel da ciência e da tecnologia na construção e transformação das normas sociais. Conclui-se que o filme possui um grande potencial educativo, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos em relação às interações entre CTS, ao mesmo tempo que enriquece o processo de ensino-aprendizagem com uma abordagem contextualizada e reflexiva.</p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/521 FORMAÇÃO DOCENTE NA PREMISSA DAS (TICs), E METODOLOGIAS ATIVAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2025-02-21T23:42:09+00:00 Alexandar Maria de Carvalho Alves alexandarcarvalho7@gmail.com Geisla Aparecida de Carvalho geislacarvalho@gmail.com <p>Este estudo investigou como a formação inicial e continuada de professores poderia ser aprimorada para incluir o uso eficaz das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), na aprendizagem de ciências e biologia garantindo que os docentes estivessem preparados para integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas de maneira significativa e produtiva. O problema abordado foi a falta de formação específica e contínua dos professores no uso das TICs para as disciplinas trabalhadas em ciências no ensino fundamental I e II e biologia no ensino médio. O objetivo geral foi explorar estratégias e práticas que poderiam melhorar essa formação. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, com análise de textos de autores renomados na área. Os resultados indicaram que a integração das TICs na formação de professores requer uma atualização constante dos currículos dos cursos de licenciatura, programas de formação continuada bem estruturados e políticas públicas que garantam a infraestrutura necessária. A análise destacou que, embora as TICs ofereçam muitas oportunidades para inovar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, a falta de formação adequada e de recursos tecnológicos ainda são barreiras significativas. As considerações finais apontaram que a formação de professores deve ser contínua e adaptativa, envolvendo a atualização dos currículos de formação inicial, a oferta de programas de formação continuada e o suporte de políticas públicas para cursos de aperfeiçoamento e atualização que garantam a infraestrutura necessária aos docentes licenciados do ensino básico. &nbsp;</p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/515 VISITAS GUIADAS PELO PROJETO PLANETA ANIMALIA NO CAMPUS DA UFRA CAPANEMA – PA, COM ALUNOS DO 5º ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS 2025-02-21T23:24:30+00:00 Radija Priscila Xavier Guimarães radijaguimaraes.ufra@gmail.com Ivan Carlos Fernandes Martins ivan.martins@ufra.edu.br Luciane Cristina Paschoal Martins luciane.paschoal@ufra.edu.br <p>As visitas guiadas, atividade que permite o contato direto com a biodiversidade através de atividades desenvolvidas na prática, possuem relevância e contribuem para a sensibilização dos alunos a respeito da conservação do meio ambiente, auxiliando na compreensão dos conteúdos vistos em sala de aula. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivos descrever das ações realizadas em campo e no laboratório de biodiversidade da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), comparar o nível de interesse dos alunos pelos grupos de animais observados nas atividades e avaliar a melhor quantidade de alunos durante as visitas guiadas. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo, de campo, exploratória e descritiva, utilizando as técnicas de observação sistemática e grupo focal para a coleta de dados. Observou-se que as atividades realizadas durante a visita são de extrema importância para a sensibilização do aluno desde o momento do acolhimento ao encerramento das atividades. Há grupos de animais vertebrados e invertebrados que prendem mais a atenção dos alunos devido a sua popularidade ou a maneira como a atividade de observação é conduzida. Identificou-se que quantidade ideal de participantes por visita deve ser no limite de 25 alunos, levando em consideração o tempo estimado para cada atividade.</p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/520 A RELEVÂNCIA DOS JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE VITAMINAS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2025-02-21T23:39:20+00:00 Maria Carolina Queiroz Campos queiroz.carolinaqc@gmail.com <p>Este estudo explora a relevância dos jogos lúdicos no ensino de vitaminas para alunos do Ensino Fundamental, destacando um jogo educativo criado para promover a compreensão sobre o papel das vitaminas na saúde humana. O objetivo do artigo é avaliar como atividades lúdicas podem facilitar o aprendizado de temas nutricionais, aumentar o engajamento e estimular habilidades sociais e cognitivas entre os estudantes. Os resultados revelaram que a prática lúdica aumenta significativamente a motivação e o entendimento dos alunos sobre as vitaminas, promovendo um ambiente de cooperação e curiosidade. Espera-se que os alunos consigam associar as vitaminas aos seus benefícios e fontes alimentares de maneira mais eficaz em comparação a métodos de ensino tradicionais. As discussões indicam que a ludicidade não só facilita o aprendizado, mas também contribui para o desenvolvimento integral do aluno, estimulando habilidades como a resolução de problemas, tomada de decisões e trabalho em equipe. A conclusão recomenda a inserção de atividades lúdicas no ensino de ciências como uma estratégia enriquecedora e eficaz para o desenvolvimento escolar e pessoal dos alunos.</p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/517 ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS MUNICÍPIOS DE PRIMAVERA E QUATIPURU - NORDESTE PARAENSE 2025-02-21T23:29:43+00:00 Hugo Edilberto Ramos de Oliveira hugo.oliveira@castanhal.br Lilliane Miranda Freitas lilliane@ufpa.br <p>O emprego dos espaços não formais vem sendo utilizado pelos professores da Educação Básica devido a esses ambientes possibilitarem para os estudantes um aprendizado prático e experimental, o desenvolvimento de habilidades sociais, o incentivo à criatividade e a inovação. Esta pesquisa faz uma análise do uso dos espaços não formais a partir da concepção e experiências de professores do Estado do Pará, Brasil. A investigação foi desenvolvida através da aplicação de questionário com seis professores de Ciências e Biologia atuantes nos municípios de Primavera e Quatipuru, situados no nordeste do Estado do Pará. Como resultados, verificamos que apesar do reconhecimento de que a utilização dos espaços não formais contribui para o fortalecimento do ensino e a aprendizagem dos alunos, essa prática de ensino ainda é um desafio para os professores em exercício nesses municípios devido algumas dificuldades enfrentadas, como: liberação dos alunos para realização das aulas nos espaços não formais, o incentivo para realizar essa prática de ensino, lacunas na formação inicial e continuada; e ainda dificuldades com transporte. Ainda que esse método de ensino apresente alguns empecilhos, os professores consideram como essencial a utilização dos espaços não formais para a contribuição do ensino e aprendizado dos alunos e também consideram que eles proporcionam aspectos que facilitam práticas pedagógicas contextualizadas na disciplina de Ciências e Biologia.</p> 2025-02-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Ensinar https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/514 A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PERCEPÇÕES, EMBATES E DESAFIOS DO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO (1997-2017) 2025-02-21T23:22:02+00:00 Amanda de Lima de Almeida manda95.almeida04@gmail.com Aline Pereira Da Silva kovaczaline@gmail.com <p>Nas últimas décadas, os discursos sobre desenvolvimento sustentável, impactos das mudanças climáticas e a necessidade de políticas efetivas para a preservação do meio ambiente têm se tornado cada vez mais recorrentes, tanto no cenário nacional quanto internacional. Dada a relevância dessas questões na atualidade, este artigo objetiva explorar e analisar como a Educação Ambiental (EA) está inserida na formação de professores, considerando os principais marcos legais que regulamentam essa área no Brasil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pesquisa documental e bibliográfica. Como referências centrais, baseamo-nos para discussões curriculares e da formação de professores em Nóvoa (2012), Saviani (2009) e Silva (2016) e na obra de Mendonça e Dias (2019) e Leff (2012) para problematizar as questões ambientais e de sustentabilidade. Como resultados encontrados, a pesquisa revela a importância da EA na formação inicial de professores, destacando sua contribuição para a interdisciplinaridade e a formação cidadã. No entanto, também foram identificadas lacunas significativas em relação à formação continuada e aos saberes produzidos pelos docentes no âmbito da EA, sugerindo áreas promissoras para pesquisas futuras.</p> 2025-02-22T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Revista Ensinar