https://bio10publicacao.com.br/ensinar/issue/feedRevista Ensinar2024-06-02T11:19:20+00:00Bio10 Digital Cursosrevistaensinar@gmail.comOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Ensinar (RENSIN)</strong>, <span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none"><strong>eISSN: 2965-4823</strong>, </span>realiza publicações na área de ensino de Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Química e Física) e Educação Ambiental. As submissões ocorrem em fluxo contínuo, assim, disponibiliza os artigos tão logo aprovados e editorados, para garantir que o tempo máximo entre submissão e publicação seja entre 30 e 90 dias. A Revista Ensinar aceita estudos produzidas nos níveis de graduação, mestrado e doutorado e de pesquisadores em todos os níveis de carreira. E temos como objetivo promover a ciência por meio do acesso aberto à informação, com qualidade, sustentabilidade e otimização dos custos.</p>https://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/429UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS DAS CIÊNCIAS NATURAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL2024-05-22T17:34:10+00:00João Pedro de Almeida Diasjoaopedro_51@hotmail.comGisele Evangelista dos Santosgiselesantosbiologia@gmail.com<p>Este artigo se insere em um contexto de investigação de sala de aula e de resoluções de problemas, na construção de conceitos científicos por parte dos alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais. É notório que cada educador possui sua maneira singular de mediar a construção do conhecimento, contudo, existe uma linha de pensamento na área do Ensino de Ciências que leva o foco diretamente aos conceitos previamente construídos pelo aluno. Os saberes prévios do conhecimento técnico/científico, que já faz parte do entendimento do aluno, será base para o desenvolvimento do conceito de acordo com a visão científica. Desta forma, duas escolas presentes na região metropolitana do Recife–PE foram selecionadas para serem lócus da pesquisa, sendo uma escola particular e uma pública. A pesquisa foi fundamentada em 7 questões centrais sobre o assunto relacionado aos Testudines, em que, após a obtenção das respostas, as aulas foram devidamente planejadas, com o intuito de retrabalhar os conhecimentos prévios distantes da visão científica. Os resultados alcançados foram relevantes e mostram a importância de levar em consideração o conhecimento prévio dos educandos para construir um conhecimento pautado nas visões construídas pela ciência.</p>2024-06-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Ensinarhttps://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/434O USO DO MICROSCÓPIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM E A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO2024-05-27T20:20:07+00:00Adrize Medran Rangeladrizemr@hotmail.comEduarda Medran Rangeleduardamrangel@gmail.comFernanda Wickboldt Starkfernandawickboldtstark@gmail.comPatrícia de Borba Pereirapybypy@gmail.comLuciara Bilhalva Corrêaluciarabc@gmail.com<p>O uso do microscópio em sala de aula vem se mostrando uma ferramenta interessante para agregar conhecimento ao ensino primário, dando aos alunos a oportunidade de explorar o mundo microscópico e desenvolver competências científicas desde cedo. Seu uso como ferramenta de ensino vai além da simples observação e permite aos alunos compreender conceitos abstratos e complexos de forma clara e visual. Os alunos podem usar microscópios para visualizar estruturas celulares, organismos microscópicos e processos biológicos básicos, como mitose e meiose. Essas experiências práticas promovem a compreensão dos princípios biológicos e estimulam o interesse dos alunos pela ciência. Além disso, a introdução às ciências no ensino primário desempenha um papel importante no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos. Ao participar em projetos de investigação desde cedo, as crianças aprendem a fazer perguntas, planear experiências, recolher e analisar dados e tirar conclusões válidas. Essas habilidades não apenas preparam para estudos adicionais, mas também para enfrentar desafios do mundo real de forma crítica e criativa. A importância da divulgação científica no ensino básico reflete-se também na promoção da curiosidade, do pensamento crítico e da resolução de problemas. Os alunos aprendem a abordar sistematicamente questões complexas e a encontrar respostas por meio de investigação e raciocínio.</p>2024-06-03T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Ensinarhttps://bio10publicacao.com.br/ensinar/article/view/428CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA ACADÊMICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFRS – CAMPUS SERTÃO2024-05-22T13:03:15+00:00Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeirosmaria.medeiros@sertao.ifrs.edu.brJúlia Presotto Pedron2020001869@aluno.sertao.ifrs.edu.brLetícia de Lima Sommer2024201062@aluno.sertao.ifrs.edu.brHenrique Cordeiro de Carvalho2019004320@aluno.sertao.ifrs.edu.brJeonice Werle Techiojeonice.techio@sertao.ifrs.edu.br<p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Garamond, serif;">A mo</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Garamond, serif;">nitoria acadêmica é considerada uma estratégia pedagógica de apoio ao ensino baseada na atuação de estudantes nas atividades de organização, planejamento e execução das atividades docentes. Dentro das Ciências Biológicas, a Biologia Vegetal, ou Botânica, é uma área tradicionalmente considerada complexa e excessivamente teórica pelos estudantes, e pode ter o seu processo ensino-aprendizagem facilitado pela atuação de monitores, especialmente no apoio à preparação de atividades práticas e na elaboração de recursos didáticos diferenciados. Desse modo, este trabalho objetiva relatar as principais contribuições da monitoria acadêmica em cinco componentes curriculares da área de botânica, oferecidos aos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFRS – </span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Garamond, serif;"><em>Campus</em></span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Garamond, serif;"> Sertão, em 2022-2023. Os estudantes monitores executaram tarefas relacionadas à coleta e preparo de amostras botânicas, registro fotográfico de espécies e lâminas histológicas, produção de materiais didáticos virtuais e físicos e acompanhamento em aulas de laboratório. As atividades de monitoria, além de possibilitarem à bolsista e aos voluntários a revisão de conteúdos teóricos e o aprimoramento de habilidades técnicas e de docência, resultaram na produção de três guias de campo, dois laminários, quatro cartazes e</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Garamond, serif;"> 16 b</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Garamond, serif;">locos anatômicos, contribuindo diretamente para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos conteúdos dos componentes curriculares atendidos. Os resultados obtidos confirmam a relevância da monitoria acadêmica para professores, monitores e estudantes, sendo uma forma relevante de apoio ao ensino de botânica, como um todo.</span></span></p>2024-06-02T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Ensinar