Bibliometria em perspectiva: das pesquisas interdisciplinares aos recursos digitais

2021-04-15

Título do dossiê:
Bibliometria em perspectiva: das pesquisas interdisciplinares aos recursos digitais
****** OS ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO NO DOSSIÊ ESTÃO ISENTOS DE TAXA

Resumo do tema do dossiê:


Parte-se do pressuposto de que a Revisão Sistemática e Bibliométrica (RSB)
possui relação direta com o pensamento interdisciplinar, na medida em que apresenta
possibilidades de diálogo com várias fontes do saber em torno de análise de diferentes
objetos e/ou fenômenos sociais. Tenciona-se no dossiê, portanto, dialogar a respeito de
metodologias baseadas na RBS como estratégia de ampliação dos temas de investigação
que buscam mapear categorias de análises identificadas nas produções encontradas em
diversas bases de dados. Objetiva-se refletir sobre a necessidade de decisões
metodológicas e elementos que influenciam em cada definição para construção dos
protocolos investigativos. A intenção, portanto, é debater normas, regras, parâmetros de
configuração e estratégias de busca, escolha da base de dados, planejamento para a
organização documental, seleção dos artigos e disposição dos portfólios bibliográficos
necessários para a construção de uma pesquisa científica interdisciplinar.
Delimitação da abrangência dos artigos a ser submetidos; Formular no mínimo 5 e
no máximo 10 itens que representem subtemas, metodologias, e/ou aplicações de artigos
que possam ser contemplados pelo dossiê.
1.Análise qualitativa
2. Produção Científica
3.Tecnologias digitas
4.Difusão de conhecimento
5.Estudos quantitativos
6.Base de dados
7. Métricas digitais
8. Pesquisas Interdisciplinares
9. Recursos digitais
10. Estatística Descritiva e Inferencial

A proposta do dossiê se justifica pelo fato de buscar reunir pesquisas que procuram
refletir coletivamente a respeito da utilização dos fundamentos teóricos-metodológicos
da RSB utilizada no desenvolvimento de distintas investigações acadêmicas.

Mini Curriculum do(s) organizador(es) e link para currículo lattes:
1. Cristiana Barcelos da Silva
Pós-doutora, Doutora e Mestra em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do
Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil) com estágio de doutoramento no exterior na
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL-
Portugal) via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de
Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PSDE-2017). Especialista em "Educação Especial"
pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI-Brasil) e "Programa Nacional de
Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de
Jovens e Adultos" (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Fluminense (IFF-Brasil). Licenciada em Pedagogia pela UENF e em Língua Portuguesa pela
Rede Claretiano de Ensino (RCE-Brasil). Avaliadora do Ministério da Educação (MEC) no
curso de Pedagogia como membra do banco de avaliadores-BASis/INEP/MEC. Membra do
corpo editorial e revisora do periódico Linkscienceplace. Revisora credenciada nos programas
de Pós-graduação em Produção Vegetal e Genética e Melhoramento de Plantas da UENF.
Possui experiência em docência na Educação Básica e no Ensino Superior. Investigadora nas
seguintes áreas pesquisa: Evasão Escolar; Teoria das Representações Sociais; Educação de
Jovens e Adultos (EJA) e Educação Básica.
http://lattes.cnpq.br/5752635307645992
2. Fábio Machado de Oliveira
Pós-Doutorado em Cognição e Linguagem (Novas Tecnologias da Informação) pela
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ (2019), Doutor em Cognição e
Linguagem (Novas Tecnologias da Informação) pela Universidade Estadual do Norte
Fluminense Darcy Ribeiro - RJ (2018), com estágio no exterior na Universidad de Almería-
Espanha pela CAPES/PDSE-2017(Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior). Mestre em
Cognição e Linguagem (Novas Tecnologias da Informação) pela Universidade Estadual do
Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ (2015). Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior
pelo Centro Universitário São Camilo - Espirito Santo (2011). Possui graduação de Bacharel em
Ciência da Computação pela Universidade Cândido Mendes - RJ (2005) e Licenciatura Plena
em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre - ES (2000). Membro
do Banco Nacional de Avaliadores-BASIs/INEP/MEC. Conselheiro Editorial na Brasil
Multicultural Editora e Editor Científico em Periódicos Internacionais e Nacionais com atuação
no conselho editorial, comitê científico e equipe editorial, membro da Associação Brasileira de
Editores Científicos(ABECBRASIL). Docente com 8 anos de atuação em instituições de ensino
superior em disciplinas de computação, matemática, administração, metodologia da pesquisa
científica, entre outras atividades administrativas institucionais e de coordenação. Profissional
de TI com 14 anos de carreia desenvolvida na Delegacia de Receita Federal-DRF/07 de
Campos-RJ e em empresas ligadas diretamente ao setor de tecnologia da informação, com
atuação no desenvolvimento de sistemas, administração de redes, banco de dados e sistemas
operacionais de código aberto.
http://lattes.cnpq.br/2688606582146646

3. Rackel Peralva Menezes Vasconcellos

Mestranda em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense
Darcy Ribeiro (UENF-Brasil). Especialista em Psicopedagogia E Pedagogia Empresarial pelos
Institutos Superiores do CENSA (ISECENSA).Cursando Pós Graduação em Tradução e
Revisão de Textos em Língua Inglesa pela Faculdade UNYLEYA. Licenciada em Letras com
habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Salgado de Oliveira.
Escritora e desenvolvedora do programa bilíngue da International School (IS). Revisora e
Tradutora credenciada no programa de Pós-graduação em Cognição e Linguagem da UENF.
Possui experiência na área de Educação básica e ensino bilíngue. Investigadora nas seguintes
áreas: Educação à Distância; Currículo; Didática; Psicologia Positiva; Língua Inglesa; Educação
Bilíngue;
  http://lattes.cnpq.br/5716936056749893